Vargeão

Lance Notícias | 15/07/2021 11:04

15/07/2021 11:04

10506 visualizações

Pesquisadores voltam a Vargeão para estudar a “Cratera do Meteoro”

O município de Vargeão recebeu nesta semana mais três pesquisadores de áreas diferentes de estudos, para obter mais detalhes sobre a queda do meteorito ocorrido a aproximadamente 120 milhões de anos. Os visitantes, indicados pelo professor Álvaro Penteado Crosta, (geólogo brasileiro, especializado em sensoriamento remoto e exploração minera), foram Paulo Anselmo Matioli, Geocientista, mineralogista, pesquisador […]

Pesquisadores voltam a Vargeão para estudar a “Cratera do Meteoro” Foto: Assessoria

O município de Vargeão recebeu nesta semana mais três pesquisadores de áreas diferentes de estudos, para obter mais detalhes sobre a queda do meteorito ocorrido a aproximadamente 120 milhões de anos.

Os visitantes, indicados pelo professor Álvaro Penteado Crosta, (geólogo brasileiro, especializado em sensoriamento remoto e exploração minera), foram Paulo Anselmo Matioli, Geocientista, mineralogista, pesquisador e diretor/curador do Museu de Ciências Naturais Joias da Natureza/IPBio, Antônio Carlos Santos de Carvalho, Turismólogo, especialista em esportes de aventura e educação ambiental e o ufólogo Edison Boaventura Junior. Os profissionais realizaram uma expedição de pesquisa e difusão científica na região da famosa cratera de impacto de Vargeão.

Na oportunidade, os visitantes realizaram uma reunião com o prefeito Volmir Felipe, apresentando uma proposta de parceria para o museu municipal, que conta com o apoio irrestrito do professor Dr. Álvaro Crosta e uma ideia de um projeto de criação de um dia específico no calendário oficial do município com o destaque, “o dia da cratera”, ou algo semelhante.

– Fizemos questão de fazer uma visita ao prefeito de Vargeão, que nos recebeu gentilmente junto com a sua equipe – argumenta o pesquisador Paulo Anselmo Matioli.

Domo de Vargeão

O Domo de Vargeão é um dos raros exemplos de astroblemas em território brasileiro. Localizada na região oeste do estado de Santa Catarina, esta notável depressão circular possui aproximadamente 12 quilômetros de diâmetro e exibe desníveis abruptos de até 150m entre suas bordas e as porções internas.

A ocorrência de uma feição circular anômala nesse local foi apontada inicialmente por Paiva Filho & Scheibe (1978), com base na observação de imagem de radar do Projeto ADAMBRASIL, que a denominaram ‘Domo de Vargeão’.

O Domo de Vargeão foi estudado mais detalhadamente na década de 1980 por Barbour Jr. & Corrêa (1981), quando foram conduzidos na região trabalhos prospectivos para petróleo e gás. Esses autores realizaram levantamento geológico que resultou no reconhecimento de pelos menos quatro derrames vulcânicos entre a porção externa e o interior da estrutura, sendo os três inferiores de composição basáltica e o superior constituído por uma sequência de rochas vulcânicas diferenciadas, por eles classificadas como quartzo-latito pórfiro.

Já em 1987, o Professor e Dr. Álvaro Penteado Crosta, iniciava suas visitas e estudos em Vargeão, e na oportunidade mencionou a ocorrência de feições planares de deformação (PDFs) em pelo menos duas direções em grãos de quartzo dos arenitos aflorantes no centro do ‘Domo de Vargeão’.

 

Deixe seu comentário