Vargeão

Maicon Fiuza | 28/04/2023 13:48

28/04/2023 13:48

8953 visualizações

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com pais e familiares de alunos

Um evento realizado nesta terça-feira (25) as 19h30min no Centro Comunitário Paroquial, reuniu mais de quatrocentos pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino, para uma reunião “Encontro de Famílias. É tempo de brincar”. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Editora OPET/SEFE. Diante dos recentes casos de […]

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro com pais e familiares de alunos

Um evento realizado nesta terça-feira (25) as 19h30min no Centro Comunitário Paroquial, reuniu mais de quatrocentos pais e responsáveis por alunos da rede municipal de ensino, para uma reunião “Encontro de Famílias. É tempo de brincar”. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação em parceria com a Editora OPET/SEFE.

Diante dos recentes casos de violência em unidades de ensino no País, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) também reitera a importância de garantir o direito à escola como espaço de proteção de crianças e adolescentes.

Os Encontros com Familiares – chamados de “EFAM” pela equipe pedagógica da Editora Opet – representam um momento fundamental da parceria com os municípios e a comunidade escolar. Por meio deles, a Editora fortalece a aproximação entre as famílias e a escola, que é um dos pilares do trabalho Opet. Ao chegar mais perto e atuar junto com a escola, a família potencializa a educação e a formação de cidadãos mais conscientes e protagonistas. A iniciativa busca trazer os pais e a família para dentro da escola, integrando a sociedade de forma que exista uma maior compreensão do papel da escola e da família na formação dos alunos.

Aproximar escola e famílias contribui na divisão das responsabilidades. Quanto mais a escola amplia suas estratégias e capacidade de comunicação, os vínculos de parceria com as famílias contribuem no processo de ensino aprendizagem. Família e escola devem atuar na mesma ótica e perspectiva, visando preparar a criança para um futuro de oportunidades. A escola que oportuniza a junção com a família terá resultados promissores formando um cidadão atuante em seus direitos e deveres para a com sociedade.

Durante o evento, uma apresentação organizada pelos professores emocionou os pais presentes, lembrando e pedindo um minuto de silencio pelas vítimas dos ataques sofridos em escolas de Santa Catarina e do mundo. Logo após, mais apresentações foram organizadas pelos alunos das escolas seguido do pronunciamento das autoridades e findado com a palestra proferida pela Professora e Palestrante Daniela Rodrigues da OPET/SEFE.

Ao final, os presentes participaram de um delicioso coffee-break compartilhado, onde pais, professores, familiares e Secretaria de Educação colaboraram na aquisição dos alimentos.

O evento contou com a presença de autoridades locais, entre elas o Prefeito Volmir Felipe, o Vice-prefeito Celso Gubert, o Presidente da Câmara de Vereadores Luiz Adelmo Miguel Romani, a Secretária de Educação Carmen Raymundi, além de diretoras das escolas e coordenadoras dos demais núcleos escolares da rede municipal de ensino.

Deixe seu comentário