Agricultura

Lance Notícias | 29/01/2021 11:02

29/01/2021 11:02

64574 visualizações

Propriedade de Faxinal dos Guedes inova e é a única na região que conta com robô granjeiro

Os primeiros sete dias são cruciais para o desenvolvimento das aves de corte. A dificuldade na ingestão de água e ração, por parte das aves, comprometem a produtividade e lucros do avicultor. Portanto, estimular a movimentação das aves, principalmente durante a primeira semana é pratica importante para evitar aglomerações, diminuir mortes e potencializar maior ganho […]

Propriedade de Faxinal dos Guedes inova e é a única na região que conta com robô granjeiro Fotos: Arquivos Pessoais

Os primeiros sete dias são cruciais para o desenvolvimento das aves de corte. A dificuldade na ingestão de água e ração, por parte das aves, comprometem a produtividade e lucros do avicultor. Portanto, estimular a movimentação das aves, principalmente durante a primeira semana é pratica importante para evitar aglomerações, diminuir mortes e potencializar maior ganho de peso com estimulo do consumo de água e ração.

Com esse objetivo, uma propriedade de Faxinal dos Guedes inovou e aderiu ao robô granjeiro. Ele percorre toda a extensão do aviário, fazendo com que as aves se movimentem gerando assim mais rentabilidade ao produtor. A ideia inovadora foi do morador Ricardo Favretto, que durante a sua graduação em Administração teve uma ideia para auxiliar nas tarefas da propriedade de seu pai.

– Durante minha graduação, eu precisava ajudar meu pai com as aves, mas teve um dia em que eu estava muito cansando, e só fiz o fogo e não o estimulo das aves dentro do aviário, quando cheguei em casa, ele me questionou se eu havia feito e disse que não, nisso percebi que ele ficou chateado e dormi com essa ideia de fazer algo, nesse momento já pensei em um robô. Na semana seguinte, houve uma apresentação na faculdade que casou com a oportunidade. Eu e mais quatro amigos desenvolvemos a ideia e com o passar do tempo novas chances surgiram e conseguimos executar o projeto – diz o produtor.

O robô tem uma programação especial e passa por obstáculos dentro do aviário. O seu funcionamento é automático. A empresa que fabrica o robô possui sede em Xanxerê, mas o robô já é vendido em outros estados como São Paulo e Paraná.

– Com o robô o nosso lucro chega a R$ 2 mil a mais e além disso, a nossa carga horaria de trabalho é reduzida em cerca de 150 horas. É uma inovação que está implantada em Faxinal dos Guedes, mas que cidades de outros estados já adquiriram também. Na região, somos os únicos – salienta Ricardo.

O projeto foi desenvolvido por Ricardo, Thiago Souza, Natan Spricigo, Mathias Bonan Testa e Taciana Diesel. A propriedade fica localizada na Linha Santo Antônio, interior de Faxinal dos Guedes.

 

Deixe seu comentário