No pleito eleitoral deste ano, em que o primeiro turno ocorre dia 2 de outubro, o eleitor deve estar atento para a ordem de votação a fim de que não haja qualquer equívoco no momento de escolher seus representantes. Cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo – Governador e Presidente da República […]
No pleito eleitoral deste ano, em que o primeiro turno ocorre dia 2 de outubro, o eleitor deve estar atento para a ordem de votação a fim de que não haja qualquer equívoco no momento de escolher seus representantes. Cinco cargos estarão em disputa: dois para o poder Executivo – Governador e Presidente da República – e três no âmbito do poder Legislativo – Deputado Federal, Estadual e Senador.
Na hora da votação, é importante ter atenção na ordem estabelecida pelo Congresso Nacional, iniciando para os cargos do poder Legislativo:
- Deputado federal: é o primeiro cargo a ser votado, que tem 4 dígitos, representando o número do candidato;
- Deputado estadual: vem na sequência, com 5 dígitos;
- Senador: o eleitor deve teclar 3 dígitos;
- Governador: 2 dígitos;
- Presidente da República: também 2 dígitos.
Vale lembrar que os dois primeiros dígitos, para todos os cargos, referem-se ao número da agremiação partidária do candidato e que o eleitor pode levar um lembrete consigo para digitar corretamente na cabina de votação.
A novidade para estas Eleições Gerais de 2022 é que, para auxiliá-lo nesse momento, os mesários terão acesso à movimentação do teclado da urna (não ao voto) podendo identificar se há alguma inversão na ordem definida para o escrutínio.