Coronavírus

Lance Notícias | 04/03/2021 13:37

04/03/2021 13:37

26292 visualizações

Respirador da Associação Hospitalar de Vargeão é utilizado em paciente com Covid-19

O respirador adquirido com a ajuda da comunidade vargeonense em 2020 e com contrapartida do Governo Municipal, está sendo utilizado na Associação Hospitalar de Vargeão por paciente de 35 anos que necessita de cuidados especiais por complicações da Covid-19. O paciente positivou para Covid-19 no dia 22 de fevereiro e precisou de cuidados especiais sendo […]

Respirador da Associação Hospitalar de Vargeão é utilizado em paciente com Covid-19 Foto: Assessoria

O respirador adquirido com a ajuda da comunidade vargeonense em 2020 e com contrapartida do Governo Municipal, está sendo utilizado na Associação Hospitalar de Vargeão por paciente de 35 anos que necessita de cuidados especiais por complicações da Covid-19.

O paciente positivou para Covid-19 no dia 22 de fevereiro e precisou de cuidados especiais sendo internado no Hospital de Vargeão. Como não há mais vagas no hospital de referência em Xanxerê para transferência de novos pacientes, a equipe médica da Associação Hospitalar e da Secretaria Municipal de Saúde efetuaram o internamento com auxílio de respiração mecânica/ventilada no próprio município.

Segundo o médico Marcus Vinicius Frota Tandalo, o procedimento adotado no paciente foi o VNI, (ventilação não invasiva), quando o paciente não precisa ser entubado. O VNI consiste em auxiliar o paciente com dificuldades respiratórias através de uma máscara facial completamente prendida ao rosto do paciente, que reconhece quando o paciente está respirando e força a ida de oxigênio para os pulmões fazendo-o trabalhar com mais facilidade.

– Vamos tentar fazer o VNI duas vezes ao dia, mas desde o início da aplicação, já apresentou melhoras significativas no seu quadro pulmonar, com ótima resposta, embora sejam pacientes que necessitam de muito oxigênio – diz.

O processo precisa ser realizado por um fisioterapeuta. Jacson Danielli, profissional da Secretaria de Saúde de Vargeão conduz os trabalhos, sempre assistido pelo médico da Unidade de Saúde e também da Associação Hospitalar, Marcus Vinicius.

O respirador e monitores para estabilizar pacientes foi adquirido pelo valor de R$ 84 mil com recursos oriundos de doações da comunidade, empresários, Governo Municipal de Vargeão e simpatizantes da campanha “Respira Vargeão” lançada no ano passado.

Deixe seu comentário