Animais

Natan Lucas Canal | 28/12/2022 14:24

28/12/2022 14:24

10798 visualizações

Professora é picada por escorpião ao colocar a mão em mochila de aluna, em Concórdia

Um fato inusitado, mas que serve de alerta para a população. Na segunda-feira (27), uma servidora de um CMEI de Concórdia atendia as crianças e foi até a mochila de uma delas pegar um material e foi picada por um escorpião. O animal peçonhento, provavelmente, veio da casa da aluna com os materiais pessoais. Segundo […]

Professora é picada por escorpião ao colocar a mão em mochila de aluna, em Concórdia

Um fato inusitado, mas que serve de alerta para a população. Na segunda-feira (27), uma servidora de um CMEI de Concórdia atendia as crianças e foi até a mochila de uma delas pegar um material e foi picada por um escorpião. O animal peçonhento, provavelmente, veio da casa da aluna com os materiais pessoais. Segundo informações recebidas pela reportagem da Rádio Rural, a servidora foi encaminhada e atendida no hospital e passa bem.

Mas o alerta que se faz, neste caso, é em relação aos pais terem cuidado com as roupas e materiais que encaminham para as escolas e CMEIS, pois o escorpião poderia ter picado o filho ou outra criança. Neste caso, de segunda-feira, foi uma pessoa adulta.

No outro caso, o escorpião que é venenoso. O veneno dos escorpiões é neurotóxico. Sua ação é muito rápida e forte. A dor é intensa se irradiando por todo o corpo da vítima. Agindo especialmente sobre o sistema nervoso, podendo causar a morte por asfixia, pois os comandos que controlam a respiração ficam bloqueados. O soro é o único remédio eficaz contra as ferroadas dos escorpiões.

O que fazer

Mas as pessoas têm muitas dúvidas sobre o escorpião, o que fazer se for picado, se encontrar um em casa. O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, Alexandre Grolli, destaca que com o aumento da temperatura, a tendência de aumentar o número de animais peçonhentos é maior. Grolli explica que o Corpo de Bombeiros tem recebido inúmeras ligações para captura de cobras, aranhas, escorpiões.

– Estamos numa época em que a tendência de aparecer animais peçonhentos é frequente. Com essa aparição os cuidados tem que ser redobrados – comenta.

Grolli explica que os escorpiões na grande maioria se propagam em locais úmidos como matas, mas também debaixo de pedras, tijolos, telhas, nas fendas das árvores, vegetação rasteira alta, terrenos baldios com acúmulo de sujeira, depósito de lenha, de entulho.

– Antes de qualquer coisa, por mais que a residência tenha as portas ou janelas fechadas, lembre que ele entra em frestas, fendas e até por debaixo da porta. Mas lembre que antes de calçar uma bota, calçado ou tênis, bata ao chão, que se tiver algum escorpião ele sairá. Cuidar com mochilas e sacolas também, poies eles podem estar dentro – alerta.

Cuidado com crianças

O Comandante dos Bombeiros Voluntários alerta os pais para prestem atenção nos filhos quando estes estiverem brincando em quintais, próximo, onde tem mato, acumulo de lenha, madeira e entulho, pois podem ser picadas, não só por escorpião, mas aranha e cobra, que habitam nestes locais.

– Prestar atenção com os objetos e locais onde elas brincam. E caso aconteça algum acidente de picada de um destes animais peçonhentos, levar imediatamente a criança para o hospital tomar o soro específico. E se conseguir capturar o animal, levar ele até a unidade de saúde em um recepiente para que os médicos saibam qual a espécie – destaca.

Limpeza de terrenos

Alexandre Grolli também alerta para que as pessoas mantenham a limpeza das residências para não proliferar os animais peçonhentos. Segundo ele, é fundamental os moradores tirar entulhos, móveis usados em desuso que ficam no tempo, cortar a grama com frequência e roçar o mato próximo as moradias.

– Sempre que possível deixar os terrenos próximos o mais limpo possível pra não acabar tendo este tipo de acidente – diz.

Entre em contato

O Comandante destaca que se as pessoas tiverem alguma dúvida sobre o surgimento de lagarto, aranha, cobra, escorpião e demais animais que surgem nesta época mais quente do ano, pode ligar para a corporação.

– Temos bastante atendimento e chamados nesta época. Então pode nos ligar que o bombeiro que atender vai passar orientações e indicar qual a melhor opção naquele momento. Não deixem de nos ligar – finaliza Grolli.

 

Informações Rádio Rural

Deixe seu comentário