Economia

Marcos Vinícius Pedroso | 29/06/2023 14:30

29/06/2023 14:30

10258 visualizações

Aumento dos impostos federais faz disparar os preços de gasolina e etanol

Nos últimos meses, o preço dos combustíveis tem sido uma preocupação constante para os consumidores. A situação se agrava ainda mais com a volta de impostos federais sobre a gasolina e o etanol, o que impacta diretamente no bolso dos brasileiros. O retorno dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol acarretou em um […]

Aumento dos impostos federais faz disparar os preços de gasolina e etanol

Nos últimos meses, o preço dos combustíveis tem sido uma preocupação constante para os consumidores. A situação se agrava ainda mais com a volta de impostos federais sobre a gasolina e o etanol, o que impacta diretamente no bolso dos brasileiros.

O retorno dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol acarretou em um aumento nos preços dos combustíveis a partir desta quinta-feira (29), afetando diretamente o bolso dos consumidores, devido ao fim da Medida Provisória que fixava alíquotas menores para o PIS/Cofins, tributos federais dos combustíveis.

De acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) e o Instituto Combustível Legal (ICL), ou seja os impostos federais sobre esses combustíveis já estão maiores a partir desta quinta-feira (29).

A previsão era que os tributos federais subissem somente no inicio do mês de julho, mas o fim da validade da Medida Provisória que trazia tributação federal menor, acabou antecipando o aumento dois dias antes de o mês iniciar.

A tributação total sobre a gasolina avança de 29%, valor atual, para 35,3% a partir desta quinta-feira. Ou seja, mais de um terço da gasolina passa a ser tributos estaduais e federais.

Já no etanol, o peso dos tributos sobe de 12,9% para 18,8%, informou o Instituto Combustível Legal (ICL), com base no valor dos combustíveis em junho (17).

Deixe seu comentário