Animais

Lance Notícias | 05/11/2021 16:53

05/11/2021 16:53

6778 visualizações

Morcegos são capturados pelo Departamento Regional da Cidasc

A captura de morcegos hematófagos faz parte da rotina de atividades da companhia no controle à população da espécie Desmodus rotundus presente em todo o Estado. Essa espécie de morcegos pode atacar animais das propriedades rurais e transmitir a raiva caso a colônia esteja contaminada com o vírus. Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina […]

Morcegos são capturados pelo Departamento Regional da Cidasc

A captura de morcegos hematófagos faz parte da rotina de atividades da companhia no controle à população da espécie Desmodus rotundus presente em todo o Estado. Essa espécie de morcegos pode atacar animais das propriedades rurais e transmitir a raiva caso a colônia esteja contaminada com o vírus.

Profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc de Xanxerê capturaram morcegos hematófagos na noite do dia 18 de outubro, no município de Entre Rios, Oeste Catarinense. A colocação das redes foi na saída da mina de pedras preciosas abandonada.

O município possui algumas minas de pedras preciosas em atividade e outras inativas, neste caso se tornam excelentes abrigos para morcegos. A atividade foi realizada no final da tarde e a captura de oito morcegos ocorreu durante a noite quando os morcegos vão em busca de animais para se alimentarem com o sangue depois de espoliar os mesmos. Após a ação de captura é realizada a aplicação da pasta vampiricida (com anticoagulante) no dorso dos morcegos, sendo os mesmos soltos na sequência para que o ocorra o trabalho de controle já que os morcegos têm o hábito de lamberem uns aos outros no interior da colônia.

De acordo com o médico veterinário Mário Henrique Conde, a captura de morcegos faz parte da rotina dos técnicos da Cidasc, em todo o território catarinense.

– O objetivo é controlar a população de morcegos que, além de atacar animais das propriedades rurais, podem ser potenciais transmissores da raiva. É importante ressaltar que os morcegos são animais silvestres protegidos por legislação, por isso o seu manejo só deve ser realizado por pessoas treinadas e habilitadas para esta atividade, não devendo ser capturados e mortos pela população. Caso o produtor identifique sinais de mordedura em seus animais, e possíveis abrigos de morcego hematófago a Cidasc deverá ser comunicada – explica Conde.

A raiva é uma doença fatal que acomete os mamíferos, inclusive seres humanos, transmitida entre animais domésticos, animais de produção e animais silvestres, tendo o morcego hematófago principal reservatório. A raiva ataca o sistema nervoso central, causando mudança de comportamento, paralisia de membros, agressividade em alguns casos e morte em praticamente todos os animais acometidos.

 

Orientações sobre a Raiva

Das aproximadas 178 espécies de morcego no Brasil, apenas 03 se alimentam de sangue e são chamadas de morcegos hematófagos (morcegos vampiros), são das espécies Desmodus rotundus, Diphylla ecaudata e Diaemus youngi, sendo estes os responsáveis pela transmissão da raiva para herbívoros ou outros animais. As espécies de morcegos hematófagos e não hematófagos são protegidas por lei e seu manejo e controle caracteriza crime ambiental. Por isso, somente profissionais capacitados, do serviço veterinário oficial, podem intervir em colônias de morcegos em área de risco para a raiva, porque são capazes de diferenciar as espécies de morcegos em um abrigo.

O animal doente elimina o vírus da raiva pela saliva, por isso não devemos colocar a mão na boca de cavalos ou bovinos que estejam com dificuldade de locomoção e/ou salivação intensa. Usualmente, a doença é transmitida através da mordida do animal infectado, mas o simples contato entre saliva e feridas abertas, mucosas e arranhões também propaga o vírus.

 

Para ajudar no controle da raiva

– Vacine seu rebanho contra a raiva, a orientação é para que os produtores vacinem seus animais em regiões de risco; a vacinação é a ação mais efetiva na prevenção da doença.

– Informe ao escritório da Cidasc mais próximo sempre que seus animais ficarem doentes e apresentarem dificuldade para caminhar, se alimentar, e/ou agressividade

– Caso seus animais tenham marcas de mordedura causada pelo morcego hematófago, comunique à Cidasc, mesmo que não estejam doentes;

– Avise ao médico veterinário da Cidasc se souber de algum local que possa abrigar morcegos hematófagos, tais como, cavernas; grutas; ocos de árvore; túneis; bueiros; passagem sob rodovias, cisternas, poços, casas e construções abandonadas.

 

 

 

Deixe seu comentário