Animais

Lance Notícias | 25/11/2020 15:20

25/11/2020 15:20

12874 visualizações

Febre Amarela: mais dois macacos são encontrados mortos e alerta se acende na região

Mais dois macacos-prego foram encontrados mortos por moradores do interior do município de Abelardo Luz. Os animais estavam em uma propriedade rural às margens da PRC-280, próximo do Britador Tupy, a cerca de oito quilômetros do trevo do Rincão Torcido. Segundo informações do Setor de Vigilância Epidemiológica, um deles já estava em estado avançado de […]

Febre Amarela: mais dois macacos são encontrados mortos e alerta se acende na região Fotos: Assessoria Abelardo Luz

Mais dois macacos-prego foram encontrados mortos por moradores do interior do município de Abelardo Luz. Os animais estavam em uma propriedade rural às margens da PRC-280, próximo do Britador Tupy, a cerca de oito quilômetros do trevo do Rincão Torcido.

Segundo informações do Setor de Vigilância Epidemiológica, um deles já estava em estado avançado de composição não sendo possível fazer a coleta de material para exames laboratoriais.

O material foi coletado do outro animal pela Coordenadoria Regional de Saúde em Xanxerê. O objetivo é buscar descobrir se a morte tenha sido causada por febre amarela, o que pode sinalizar a presença do vírus na região.

Até agora, somente este ano, em Abelardo Luz já foram encontrados mortos quatro macacos desta espécie. A primeira foi em março e as demais todas neste mês de novembro. O resultado dos exames ainda não foi liberado pelo laboratório responsável.

A Secretaria Municipal de Saúde de Abelardo Luz informa que toda morte de macaco deve ser comunicada às autoridades de Saúde que tomará as providências necessárias. Como medida de prevenção todas as famílias e moradores próximos do local devem procurar as unidades de Saúde para tomar a vacina contra a febre amarela.

Situação na região

De acordo com a Gerência em Saúde de Xanxerê, que abrange 17 municípios, incluindo Faxinal dos Guedes, a morte dos animais acende um alerta em toda a região. Segundo o órgão, cinco animais já foram encontrados mortos, sendo quatro em Abelardo Luz e um em São Domingos. Diante disso, a situação é monitorada em toda a região.

Precauções

A febre amarela é transmitida por mosquitos e não pelos macacos. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus. Por isso, os exames são feitos e os cuidados devem ser redobrados.

Deixe seu comentário