Educação

Lance Notícias | 06/01/2021 07:36

06/01/2021 07:36

10809 visualizações

Volta às aulas nas escolas estaduais será em fevereiro

Os estudantes da rede estadual de ensino começarão as atividades do ano letivo de 2021 em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro. Essas informações estão no calendário letivo enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para orientação das coordenadorias regionais e escolas. No caso dos professores, o retorno […]

Volta às aulas nas escolas estaduais será em fevereiro Foto: Mauricio Vieira / Arquivo / Secom

Os estudantes da rede estadual de ensino começarão as atividades do ano letivo de 2021 em 18 de fevereiro, enquanto o encerramento está previsto para 17 de dezembro. Essas informações estão no calendário letivo enviado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) para orientação das coordenadorias regionais e escolas.

No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 inicia com a semana pedagógica, no período de 03 a 12 de fevereiro, com o objetivo de assegurar o planejamento docente coletivo da continuidade curricular entre 2020 e 2021.

O planejamento da rede estadual é iniciar o ano letivo com aulas presenciais e alternância dos grupos que frequentam a escola para contemplar todos os estudantes da rede estadual e manter o distanciamento social, evitando o contágio de Covid-19. Dessa forma, a organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.

O “Tempo Escola” consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos. Já as atividades pedagógicas que compõem o “Tempo Casa” podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais. Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.

Rede estadual e municipal

A diretora de Ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, salienta que a elaboração do calendário é uma ação fundamental da comunidade escolar realizada em parceria com as 36 Coordenadorias Regionais de Educação.

– Reiteramos nosso apoio, para que em rede e em regime de colaboração com a Undime, a Fecam e as Associações de Municípios avancemos na implementação do Calendário Escolar que preserve o acesso, a permanência, a aprendizagem e a conclusão exitosa do próximo ano – reforça.

Alguns municípios catarinenses terão o início do ano letivo em datas diferentes ao da rede estadual em função do momento atípico provocado pela pandemia da Covid-19.

 

Deixe seu comentário