Assessoria

Lance Notícias | 26/09/2020 14:30

26/09/2020 14:30

9334 visualizações

Você sabia que mesmo idoso é possível adestrar seu cão de estimação?

Graças a uma série de campanhas realizadas nos últimos tempos, cada vez mais pessoas tem adotado cães idosos para dar um lar cheio de amor e carinho, além de uma velhice mais confortável. No entanto, sabemos que na maioria dos casos esses pets não são “treinados” para ter os comportamentos que esperamos que eles tenham […]

Você sabia que mesmo idoso é possível adestrar seu cão de estimação?

Graças a uma série de campanhas realizadas nos últimos tempos, cada vez mais pessoas tem adotado cães idosos para dar um lar cheio de amor e carinho, além de uma velhice mais confortável.

No entanto, sabemos que na maioria dos casos esses pets não são “treinados” para ter os comportamentos que esperamos que eles tenham e, neste caso, o melhor a se fazer é optar pelo adestramento.

Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível sim, ensinar algumas lições aos cães mesmo que eles sejam mais velhos, conseguindo êxito e condicionando-os a fazer tarefas para uma melhor convivência.

Adestrar um cachorro idoso requer muita paciência e dedicação. Mas é possível e agora você confere algumas dicas para te ajudar nessa tarefa.

– Para que os ensinamentos deem certo e seu pet realmente aprenda o que você quer, será necessária uma dose extra de motivação e muito trabalho por parte dos tutores.

– Uma das principais técnicas de adestramento é a famosa atividade de recompensa. Isso significa que quando o animal adotar um comportamento que você deseja, como fazer xixi no lugar certo, você oferece a ele um petisco ou algo que ele goste. No entanto, é importante ressaltar que o cachorro precisa ter real interesse naquilo que você está oferecendo como recompensa ou de nada vai adiantar.

– Tenha paciência com o animal, principalmente se você adotou o animal já com a idade avançada, é preciso ter em mente de que ele não irá aprender as coisas do dia para a noite.

Isso porque, até que o animal se adapte ao novo ambiente e a nova família, será necessária uma dose extra de compreensão e paciência.

– Evite brigar muito com o cachorro e entenda que, além de uma rotina totalmente nova para ele, os animais mais velhos tendem a demonstrar suas emoções através de atos rebeldes.

– Mostre-o constantemente aquilo que você quer que ele faça. Se o seu problema está sendo com xixi e cocô no lugar errado, você deve mostrá-lo sempre que possível o lugar certo para fazer. Escolha um canto da casa e posicione o tapete higiênico (ou jornal) estrategicamente, deixando-o preferencialmente em um local estratégico que o animal tenha fácil acesso. Mostre o caminho e sempre o parabenize quando ele fizer as necessidades no local correto.

– Outra forma de resolver este problema é estipulando um horário para passear com o animal, para que ele faça suas necessidades na rua. Principalmente os animais com mais vivência, tendem a esperar por este momento, sem fazer grandes estragos na sua casa!

– Observe atentamente o seu comportamento, nem sempre a falta de obediência do animal significa que ele é rebelde ou não está contente com o ambiente. Na verdade, fazer xixi e cocô fora do lugar, bem como adotar um comportamento mais agressivo do dia para a noite pode indicar que algo não vai bem com a sua saúde. Nestes casos, o mais indicado é ficar atento a qualquer mudança de comportamento ou na rotina do animal e, ao menor sinal de que algo não vai bem, leve-o a uma clínica veterinária de sua confiança.

 

 

Deixe seu comentário