Saúde

Natan Lucas Canal | 20/05/2022 13:26

20/05/2022 13:26

5221 visualizações

Você já atualizou seu cadastro nacional do SUS ? Entenda!

O acesso à saúde é um direito de cada cidadão brasileiro. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é possível ter o atendimento gratuito em várias unidades de saúde e postos de atendimentos, podendo realizar consultas, exames e procedimentos médicos gratuitos. Até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde particular podem receber o […]

Você já atualizou seu cadastro nacional do SUS ? Entenda!

O acesso à saúde é um direito de cada cidadão brasileiro. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) é possível ter o atendimento gratuito em várias unidades de saúde e postos de atendimentos, podendo realizar consultas, exames e procedimentos médicos gratuitos.

Até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde particular podem receber o atendimento no SUS, além dos estrangeiros que residem no país.

Para receber esse atendimento, o cidadão precisa ter um cartão do SUS, também chamado como Cartão Nacional de Saúde (CNS).

O que é o Cartão SUS?

O Cartão SUS ou Cartão Nacional da Saúde trata-se de um documento de identificação de todo cidadão usuário do SUS. Ao precisar de qualquer atendimento em qualquer unidade de atendimento do SUS, o cidadão deve apresentar o cartão. Se não tiver ainda, será orientado que faça.

Nesse documento, deve constar informações pessoais do paciente. É um cartão importante pois permite que a rede pública de saúde consiga criar um histórico do paciente constando exames, procedimentos, vacinas e demais informações pertinentes em relação ao seu estado de saúde.

Procure a Unidade de Saúde de cada município e atualize seu cartão SUS, e assim, não perder nenhum destes benefícios.

Deixe seu comentário