Esporte

Lance Notícias | 12/12/2018 14:28

12/12/2018 14:28

2171 visualizações

Vídeo: Especialista destaca lesões mais comuns na musculação

A academia é utilizada pelas pessoas que desejam entrar em forma ou desenvolver uma atividade física. A musculação, especificadamente, é onde as pessoas costumam acrescentar mais peso e intensidade aos treinos, com a finalidade de obter massa muscular. De acordo com o especialista em ortopedia e traumatologia, Doutor Lourival Landgraf Junior, com a chegada do […]

A academia é utilizada pelas pessoas que desejam entrar em forma ou desenvolver uma atividade física. A musculação, especificadamente, é onde as pessoas costumam acrescentar mais peso e intensidade aos treinos, com a finalidade de obter massa muscular.

De acordo com o especialista em ortopedia e traumatologia, Doutor Lourival Landgraf Junior, com a chegada do verão as pessoas acabam optando por ter uma forma física mais do seu agrado, e acabam exagerando nos pesos na hora de treinar.

– Essa procura acaba acontecendo em uma hora um pouco tardia, pois o correto é fazer as atividades durante todo o ano, e não com a chegada do verão tentar colocar tudo em dia – pontua Lourival.

Uma das principais causas de lesões corporais é o overtraining, é um problema que ocorre quando a pessoa faz mais exercícios do que o corpo pode aguentar. Para tentar melhorar o desempenho em treinos, exagera-se no volume da atividade física sem o descanso adequado e ainda segue uma dieta incompleta.

– As principais consequências do overtraining são lesão na coluna lombar, nos joelhos e ombros. Cada qual está relacionado com a maneira incorreta de executar os exercícios – frisa.

A lesão lombar ocorre quando a pessoa realiza os exercícios com postura errada. Para treinar é necessário que a pessoa execute de maneira correta os exercícios, com uma contratura da musculatura abdominal, para proteger a coluna.

– Às vezes a pessoa quer fazer mais repetições e não executa da maneira correta, acarretando em lesões na coluna – explica.

O mesmo se aplica a lesões no joelho ou ombros, excesso de exercidos e postura errada são as principais causas.

– É fundamental procurar a orientação de um profissional na academia, para orientar a maneira correta como deve ser executado o exercício. Caso a pessoa sinta dores ao praticar a atividade deve-se procurar orientação médica de um ortopedista, para ver se ocorreu alguma lesão – orienta.

Quando sentir dor é necessário interromper imediatamente a prática dos exercícios, fazer um tratamento adequado para a lesão, e fazer a reabilitação do músculo. A volta para a prática de atividades física não pode ser imediata.

– Muitas vezes a pessoa acha que se a dor passou já pode voltar para a academia, não é bem assim. Quando a pessoa realiza a fisioterapia é necessário ter o equilíbrio muscular dos dois membros, o fisioterapeuta inicia com cargas gradativas até o membro que foi lesionado atingir 80% da força do outro membro, ai sim é hora de voltar aos treinos – finaliza.

 

Confira a entrevista completa com o Doutor Lourival Landgraf Junior.

Deixe seu comentário