Comunidade

Lance Notícias | 12/11/2018 14:23

12/11/2018 14:23

1944 visualizações

Verão em forma: conheça os cuidados necessários ao iniciar uma atividade física

Com a chegado do verão, a procura pelas academias ou até mesmo para prática de atividades físicas, aumenta. As promessas de final de ano e o desejo de estar com o corpo em forma para passar o carnaval e o verão na praia são fatores que pesam nesse período, mas é preciso ter cuidado. De […]

Com a chegado do verão, a procura pelas academias ou até mesmo para prática de atividades físicas, aumenta. As promessas de final de ano e o desejo de estar com o corpo em forma para passar o carnaval e o verão na praia são fatores que pesam nesse período, mas é preciso ter cuidado.

De acordo com o ortopedista e traumatologista, Dr. Lourival Landgraf Junior, é necessário que a pessoa que busca a realização destas atividades redobre a atenção, uma vez que acelerar o processo para alcançar resultados não é adequado para todos os casos, já que muitas vezes pode causar lesões.

“A população geralmente espera o verão para fazer uma atividade física, o que é errado. Isso deve ser feito o ano todo. Fazer os exercícios de forma exagerada, buscando um resultado mais rápido, acaba, muitas vezes, ocasionando uma lesão. O problema pode começar no próprio músculo, nos tendões e isso vai acabar atrapalhando a programação para o verão”, explica.

As pessoas sedentárias ou que estão iniciando a prática de uma atividade física, ou até mesmo voltando depois de um determinado período, precisam respeitar o corpo e esperar que ele se readapte aos impactos.

“É preciso ter um preparo muscular. Caso a pessoa comece a sentir dores, se não cuidar, pode causar lesões mais graves. Vale destacar que a pessoa sedentária tem uma proporção maior para desenvolver uma lesão do que a que normalmente faz atividade regular. No mais jovem a chance de ter lesões é menor do que no mais velho. Porém, se for comparar o jovem que não faz atividade, com um adulto que faz, o jovem terá a probabilidade maior.  O fato do sedentarismo, sempre tem mais chance. Por isso, se pessoa sentir dores ao realizar alguma atividade física, a recomendação é que procure um especialista”.

Se você está sentindo dor ao fazer uma atividade física, a recomendação é de que procure um ortopedista e traumatologista. “É indicado parar de fazer a atividade e buscar um ortopedista para ver o que está acontecendo e que tipo de lesão que a pessoa possui. Se não fizer isso, a lesão pode se agravar”.

Os principais problemas que podem aparecer são as dores e lesões musculares e articulares. “As dores mais comuns são: joelho, tornozelo e musculatura da coxa e perna. Se a pessoa está sentindo dor ao fazer a atividade, é preciso tomar cuidado. Se é uma dor esporádica, às vezes pode ser algo mais simples que não tenha tanta gravidade, mas é necessário ter cuidado, uma vez que confundir dores é muito comum, principalmente lombar, que é próximo a bexiga, rim, e às vezes confunde o paciente mesmo”.

O especialista diz ainda que o indicado é sempre realizar alongamentos antes de qualquer atividade física e frisa que procurar massagistas para a solução das dores, nem sempre é a melhor opção.

“O alongamento é essencial, e ajuda e muito. Se a pessoa deseja fazer atividade física é preciso procurar orientação de um educador físico e em caso de dores, procurar um ortopedista. Em caso de lesões, o correto é saber o que aconteceu. Nós nos deparamos com situações parecidas, com pacientes que vão fazer uma prática de esportes e acabam se machucando. Depois disso procuram massagistas, porém, continua sentindo as dores. Isso pode ser uma fratura que precisa muitas vezes fazer um procedimento cirúrgico. Diante disso é sempre importante saber como ocorreu”.

Inibir as dores utilizando medicamentos também não é prática indicada.

 

Caso você já tenha sentido alguns dos sintomas citados acima, agende uma consulta com o Dr. Lourival Landgraf Junior. A clínica fica situada na Rua Santos Marinho, 285, centro, em frente ao Hospital Regional São Paulo. Mais informações ligue: (49) 3433-7165.

 

 

Deixe seu comentário