Comunidade

Lance Notícias | 31/05/2021 11:41

31/05/2021 11:41

5298 visualizações

Vargeão continua realizando transporte de água em virtude da estiagem

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação em Vargeão continua preocupante em virtude da estiagem que atinge o município e toda a região. A chuva dos últimos 15 dias, em média de 50mm em Vargeão, auxiliou os produtores rurais na recuperação de pastagens, mas não resolveu os problemas hídricos que sofrem com o […]

Vargeão continua realizando transporte de água em virtude da estiagem Foto: Assessoria

Mesmo com as chuvas dos últimos dias, a situação em Vargeão continua preocupante em virtude da estiagem que atinge o município e toda a região. A chuva dos últimos 15 dias, em média de 50mm em Vargeão, auxiliou os produtores rurais na recuperação de pastagens, mas não resolveu os problemas hídricos que sofrem com o prolongamento dos meses sem chuvas.

Segundo a Defesa Civil, entre agosto de 2019 até agora, deixou de chover em nossa região aproximadamente mil milímetros de chuva, o que evidentemente deixa os mananciais comprometidos inclusive os poços artesianos.

Durante o mês de maio, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, juntamente com a Secretaria de Agricultura e auxilio da Defesa Civil Municipal, transportaram mais de 130 mil litros de água para diferentes localidades, para garantir o abastecimento principalmente para consumo humano. As comunidades mais afetadas neste mês de maio, foram São Roque, Linha Pedron, Distrito Industrial e Linhas Santo Antônio e Ressaca.

Para o transporte de água, a equipe utiliza um trator com distribuidor de água potável de seis mil litros e mais um caminhão caçamba carregado com o Kit Água Limpa, que também foi recebido da Defesa Civil Estadual. O Kit é composto por uma caixa de água de 5 mil litros, mangueiras e uma moto bomba para transferência de grandes volumes de água.

Durante a vigência do primeiro Decreto de Situação de Emergência, Vargeão conseguiu 15 caixas de água vindas da Defesa Civil do Estado para serem instaladas em pontos de abastecimento coletivo nas comunidades. A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos seguem realizando a instalação destes reservatórios e colocando em funcionamento nas comunidades.

Deixe seu comentário