Comunidade

Lance Notícias | 13/07/2021 13:51

13/07/2021 13:51

7730 visualizações

Simone Ponte Ferraz embarca para as Olimpíadas de Tóquio

A atleta Simone Ponte Ferraz viaja amanhã (14) a São Paulo, para concentração com os demais atletas brasileiros, e inicia sua jornada rumo às Olimpíadas, em Tóquio, na sexta-feira (16). Em feito histórico para a modalidade de Jaraguá do Sul, ela integra a delegação brasileira de atletismo, formada por outros 52 velocistas, na prova dos três […]

Simone Ponte Ferraz embarca para as Olimpíadas de Tóquio Foto: Arquivo Pessoal

A atleta Simone Ponte Ferraz viaja amanhã (14) a São Paulo, para concentração com os demais atletas brasileiros, e inicia sua jornada rumo às Olimpíadas, em Tóquio, na sexta-feira (16).

Em feito histórico para a modalidade de Jaraguá do Sul, ela integra a delegação brasileira de atletismo, formada por outros 52 velocistas, na prova dos três mil metros com obstáculos, num projeto de preparação e treinamento chamado ‘SPF Tokyo 2021”, iniciado há cinco anos.

– Neste período, intensificamos os treinamentos, dediquei-me cem por cento ao atletismo e, quando recebi a notícia da convocação, foi um momento mágico, indescritível. É uma alegria que não cabe no peito. Configurar-se entre os melhores do mundo é, por natureza, um grande desafio. Continuo a caminhada, buscando a melhoria da minha marca pessoal e, quem sabe, participando de uma final – comenta.

A atleta iniciou a vida no esporte incentivada por professora de Educação Física, em Ponte Serrada (SC), sua cidade natal, quando destacou-se em provas de resistência. Até a chegada ao atletismo de Jaraguá foram mais alguns anos, por meio do então técnico Adriano Moras, que conheceu Simone em 2005, em jogos escolares.

– Os primeiros passos ocorreram na pista de atletismo do Baependi e hoje temos a nossa própria pista, a nossa casa, o que contribuiu muito para a minha evolução – comemora.

Sobre a prova

Os três mil metros com obstáculos são disputados em uma pista de atletismo com barreiras e fossos de água e deriva de steeplechase, da antiga e tradicional corrida de cavalos, disputada com obstáculos em campo aberto.

Foi primeiramente disputada nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900, em duas distâncias: 2,5 mil e quatro mil metros. A distância de três mil metros tornou-se padrão em 1920, durante os Jogos de Antuérpia, em 1920. Somente em Pequim (2008), o Comitê Olímpico Internacional integrou a prova também para as mulheres, que tem o recorde mundial da russa Gulnara Galkina (8:58.81).

Carreira profissional de Simone Ponte Ferraz

2001 – Início das competições escolares;
2005 – Integra a equipe de atletismo de Xanxerê;
2006 – Integra a equipe de atletismo de Jaraguá do Sul;
2014 –  Integra a equipe de atletismo de Blumenau;
2015 – Integra a equipe de atletismo de Brusque;
2017 – Integra a equipe de atletismo de Joinville;
2019 – Convocação para a Seleção Brasileira;
2019 – Time Brasil do COB nos Jogos Pan-Americanos;
2020 –  Integra a equipe de atletismo de Jaraguá do Sul;
2021 – Time Brasil COB Jogos Olímpicos de Tóquio.

Deixe seu comentário