Agricultura

Natan Lucas Canal | 04/08/2022 18:31

04/08/2022 18:31

6058 visualizações

Secretaria de Agricultura de Vargeão oferece curso de emissão de nota fiscal eletrônica para produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão, ciente que em 2023 a emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica será obrigatória, promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na última terça e quarta-feira (02 e 03), um treinamento para produtores rurais de Vargeão orientando-os sobre a emissão das notas fiscais eletrônicas. […]

Secretaria de Agricultura de Vargeão oferece curso de emissão de nota fiscal eletrônica para produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vargeão, ciente que em 2023 a emissão de Nota Fiscal de Produtor Eletrônica será obrigatória, promoveu em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) na última terça e quarta-feira (02 e 03), um treinamento para produtores rurais de Vargeão orientando-os sobre a emissão das notas fiscais eletrônicas.

Apesar de ainda não ser obrigatório, a emissão da NFP-e já pode ser emitida e para fazer uso da nota eletrônica, o produtor que tiver computador com acesso à Internet deve entrar no site da Secretaria da Fazenda do Estado, em www.sef.sc.gov.br, e cadastrar-se no SAT (sistema de administração tributária), onde receberá uma senha e assim, ficará habilitado a emitir a nota fiscal eletrônica, não só para os produtos de sua propriedade (grãos, leite, frutas, bovinos, aves, suínos, fertilizantes etc), mas, também, para serviços prestados como turismo rural, hora-trator alugado para vizinhos ou eventual venda de máquinas e equipamentos usados.

A nota eletrônica poderá ser enviada por e-mail aos destinatários e ser impressa para acompanhar a mercadoria. A principal vantagem é que o produtor não precisará mais ir até a Prefeitura para emitir a nota impressa.

O sistema eletrônico oferece outras vantagens. Todas as notas emitidas entrarão, automaticamente, no movimento econômico do Município e contribuirão no cálculo do retorno do ICMS. As notas ficarão arquivadas e ficarão disponíveis para a Previdência Social quando o produtor solicitar sua aposentadoria.

Além das informações teóricas, os produtores e agricultores aprenderam a explorar o site da Fazenda Estadual e o passo a passo para realizar a emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

Vargeão por sua vez, oportunizou de forma gratuita o treinamento aos produtores rurais que já podem utilizar desta ferramenta para ser parceira do dia a dia nas propriedades rurais, dando mais comodidade, controle e segurança nas transações comerciais realizadas em suas propriedades.

Deixe seu comentário