Comunidade

Natan Lucas Canal | 08/08/2022 11:46

08/08/2022 11:46

12710 visualizações

Sanfoneiro de Faxinal dos Guedes faz sucesso no estado de São Paulo. Acompanhe!

Danilo de Souza conhecido pelo nome artístico de Souza do Acordeon, reside há 25 anos na cidade de Itu/SP. Nascido em Faxinal dos Guedes, começou seu envolvimento com a música muito cedo, com aproximadamente 16 anos de idade na área rural de Xavantina. Depois de muito insistir, ganhou uma sanfona de seu pai, que lhe deu […]

Sanfoneiro de Faxinal dos Guedes faz sucesso no estado de São Paulo. Acompanhe!

Danilo de Souza conhecido pelo nome artístico de Souza do Acordeon, reside há 25 anos na cidade de Itu/SP. Nascido em Faxinal dos Guedes, começou seu envolvimento com a música muito cedo, com aproximadamente 16 anos de idade na área rural de Xavantina.

Depois de muito insistir, ganhou uma sanfona de seu pai, que lhe deu o prazo de três meses para ele aprender a tocar, caso contrário iria vender o instrumento. Souza ficou muito feliz por ganhar a sanfona, mas sabia que tinha um grande desafio pela frente, aprender a tocar sozinho, somente ouvindo as músicas tocadas no rádio de pilha.

— Então todos os dias após auxiliar meu pai e meus irmãos na roça e ajudar nos afazeres domésticos, eu pegava a sanfona e o rádio e me dirigia até o paiol de milho, onde era um lugar mais tranquilo e começava a ouvir as músicas que eram tocadas nos programas de rádio e tentava reproduzir — destaca.

Logo, Danilo aprendeu a primeira música, “Fortuna” de Zé Fortuna e Pitangueira. Passado algum tempo, um primo que morava longe era um grande Sanfoneiro e visitou a residência. Foi ai que o aprendizado de Souza evoluiu muito, pois ele tinha um professor que estava disposto a ajudá-lo.

— Com o auxilio dele e muito empenho e dedicação, eu logo estava tocando várias músicas, então comecei a tocar ao lado do meu primo no conjunto criado pelo meu pai chamado Estrela do Oeste, tocamos em bailes pelas cidades da região de 1974 até 1978, tempo que durou o conjunto — ressalta.

Com o término do conjunto, Souza logo foi encontrando alternativas para mostrar seu talento e continuar a fazer o que gostava muito, no ano de 1982 na cidade de Seara, no Ginásio Municipal de esportes conquistou o 1º lugar individual de música instrumental e voz. Neste mesmo ano participou também da primeira festa estadual do milho FEMI em Xanxerê.

No ano de 1984 até 1986 participou do conjunto Os Cobras da Baixaria, neste período também, juntamente com os Compositores Laudino José Armani e José de Almeida fizeram a composição de nove músicas. Já no ano de 2007 na cidade de Itu/SP, por meio da Gravadora Áudio Record, juntamente com Sérgio Sales Martins no Violão gravou o seu 1º CD com as nove músicas.

A partir de 2008, juntamente com Miguel no Pandeiro, Souza começou um novo trabalho instrumental focado em animar Festas juninas, aniversários e casamentos na capital paulista e cidades do interior de São Paulo,

— São 12 anos que estou no ramo, desconsiderando 2020 e 2021 onde não foram realizadas festas devido a Pandemia de Covid-19. Espero continuar fazendo o que gosto por um bom tempo — finaliza.

Deixe seu comentário