Agricultura

Natan Lucas Canal | 14/09/2021 09:32

14/09/2021 09:32

12458 visualizações

Profissional da área de agronomia fala sobre paixão e desafios da profissão

O Dia Mundial do Agrônomo é comemorado em 13 de setembro. Esta data tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia. Alusivo à data, a equipe do Lance Notícias entrevistou Maico Pergher, agrônomo, formado na Universidade Federal do Paraná na mesma a qual […]

Profissional da área de agronomia fala sobre paixão e desafios da profissão

O Dia Mundial do Agrônomo é comemorado em 13 de setembro. Esta data tem como intenção homenagear todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no setor agropecuário, da agricultura ou da agronomia.

Alusivo à data, a equipe do Lance Notícias entrevistou Maico Pergher, agrônomo, formado na Universidade Federal do Paraná na mesma a qual fez mestrado na área de manejo e conservação do solo.

Ele diz que possui gosto pela agronomia desde a infância. Maico é natural do município de Vargeão, filho de produtores rurais que ainda são agricultores e continuam nas atividades agrícolas e pecuárias com cultivo de milho, soja, também com a produção de leite e suínos.

– Na infância sempre estive ajudando e trabalhando junto com os pais e fui tomando amor pela atividade agrícola, com o cuidado dos animais e das plantas – fala Maico.

No início da adolescência foi para o colégio agrícola, seguindo a área de agronomia fazendo técnico agrícola.
– O maior desafio na minha carreira foi sair de casa e ir para o colégio agrícola com apenas 14 anos e morar fora de casa, que acredito que é um desafio para qualquer um. Terminando o técnico agrícola já tinha definido minhas pretensões em continuar na área de agronomia, e não tive dúvidas, pois a área da agronomia abrange vários campos e quem tiver uma dessas formações vai ter campo de trabalho e o que desenvolver – comenta o agrônomo.

Dentro da agronomia deu segmento na área de manejo e conservação do solo, e fertilidade de solo.
– Fui para a faculdade no Paraná, mas mantive as raízes e agora tive a oportunidade de voltar para a região e trabalhar na Epagri a qual tenho orgulho de trabalhar e poder ajudar as pessoas e devolver tudo o que foi investido no meu ensino – cita Maico.

Há pouco tempo, o profissional começou com atividade de apicultura (ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão para produção de mel entre outros) que também está ligada com a agronomia já que Santa Catarina tem um dos melhores méis do mundo.

– Hoje estou profissionalmente realizado com o trabalho e com força e determinação de ir cada vez além, buscar mais desafios e procurar sempre coisas novas – acrescenta Maico.

 

Deixe seu comentário