Agricultura

Lance Notícias | 09/06/2020 08:00

09/06/2020 08:00

20717 visualizações

Pecuarista faxinalense investe em compost barn para rebanho e aumenta produção de leite

Um divisor de águas para a pecuária leiteira. É dessa forma que produtores veem o compost barn, um sistema que tem aumentado a produção e pode contribuir para a recuperação da atividade. Traduzido do inglês como “celeiro de compostagem”, o sistema consiste em acomodar os animais sob um barracão de madeira ou de estruturas metálicas […]

Pecuarista faxinalense investe em compost barn para rebanho e aumenta produção de leite Foto: Divulgação

Um divisor de águas para a pecuária leiteira. É dessa forma que produtores veem o compost barn, um sistema que tem aumentado a produção e pode contribuir para a recuperação da atividade. Traduzido do inglês como “celeiro de compostagem”, o sistema consiste em acomodar os animais sob um barracão de madeira ou de estruturas metálicas e disponibilizar a eles uma “cama” de material orgânico.

Implantado nos Estados Unidos na década de 1980, o sistema chegou ao Brasil em 2011 e é considerado um intermediário entre o confinamento free stall, em que os animais ficam em divisórias isoladas com pouco espaço, e os piquetes a pasto.

Em Faxinal dos Guedes, o produtor Vinícius Borella, que reside na Linha Três Pinheiros, apostou na iniciativa há quatro anos, e já tem colhido resultados. Conforme ele, as vantagens do sistema são inúmeras.

– Dentre as vantagens estão o conforto animal, melhor qualidade do leite, redução de problemas nos cascos, mastite, animais menos estressados, além disso, a produção de leite aumentou – salienta.

São 90 animais que fazem uso do espaço com aproximadamente 1.100m².

– O aumento foi significativo não havendo mais altos e baixos, mantivemos a qualidade e a quantidade durante o ano todo – conclui.

Uma solução autossustentável, já que, de seis meses a um ano, esse composto receberá dejetos – urina e fezes -, transformando-se em adubo para lavouras, como soja e milho, ou para a produção do capim que vai alimentar o próprio gado.

Deixe seu comentário