Comunidade

Lance Notícias | 13/03/2021 16:18

13/03/2021 16:18

13184 visualizações

Paciente de Vargeão que necessitou de cuidados especiais em virtude da Covid recebe alta

O paciente que positivou para Covid-19 no dia 22 de fevereiro e precisou de cuidados especiais sendo internado no Hospital de Vargeão recebeu alta nesta semana. Como não havia mais vagas no Hospital de referência em Xanxerê para transferência de novos pacientes, a equipe médica da Associação Hospitalar e da Secretaria Municipal de Saúde efetuaram […]

Paciente de Vargeão que necessitou de cuidados especiais em virtude da Covid recebe alta Foto: Assessoria

O paciente que positivou para Covid-19 no dia 22 de fevereiro e precisou de cuidados especiais sendo internado no Hospital de Vargeão recebeu alta nesta semana. Como não havia mais vagas no Hospital de referência em Xanxerê para transferência de novos pacientes, a equipe médica da Associação Hospitalar e da Secretaria Municipal de Saúde efetuaram o internamento com auxílio de respiração mecânica/ventilada no próprio município com o respirador, como é conhecido.

Segundo o fisioterapeuta da Secretaria de Saúde de Vargeão, após a internação do paciente, com a participação dos profissionais médicos Marcus Vinicius Frota Tandalo e Guilherme Dotto, o paciente precisou de cuidados especiais.

– Optamos pela realização da ventilação não invasiva (VNI) e iniciamos imediatamente o tratamento fisioterapêutico, pois o paciente apresentava baixa saturação, dificuldade respiratória e cansaço aos mínimos esforços – diz.

A VNI é uma técnica de ventilação mecânica onde nenhum dispositivo invasivo é utilizado, dando suporte nos quadros de insuficiência respiratória aguda. O método garante que as trocas gasosas aconteçam no organismo, além de ajudar na atuação da musculatura respiratória. O paciente teve uma resposta positiva ao tratamento com o processo sendo feito duas vezes ao dia durante 40 minutos.

O médio Guilherme, acompanhou o caso do paciente junto aos demais profissionais desde o internamento e destaca que mesmo não possuindo comorbidades, o paciente encontrava-se numa fase de necessidade de ventilação mecânica (intubação).

– Devido a escassez de leitos de UTI, assumimos o tratamento realizando alguns períodos de Ventilação Não-Invasiva (VNI), fato não realizado no hospital até então, além do uso de antibióticos de amplo espectro, fisioterapia respiratória e cuidados gerais. A função do fisioterapeuta foi essencial nessa fase e toda equipe desempenhou um papel fundamental, dando todo o suporte ao paciente, que respondeu muito bem a terapia. Desde a equipe da limpeza, da cozinha, da enfermagem, farmácia e fisioterapia. Foi uma grande vitória – comenta.

O paciente escreveu uma nota em suas redes sociais agradecendo pelos cuidados e melhoras, confira:

“Venci a Covid 19, no Hospital de Vargeão, tive auxílio de um respirador adquirido por doações de campanha e pela Prefeitura Municipal. Tenho muito que agradecer ao Dr. Marcus, Dr. Guilherme, Fisioterapeuta Jacson, a todos as enfermeiras do Hospital, a Rafaela, Ellen, Giseli, Márcia, Rosane, Elizandra, Eliete, Sonia, a Siridiane, também as meninas Sidiane, Andrieli, Maria, Ivanete, Andreia, ao Fabio, a Dani, Cristiano, Djeison, ao Vereador Wilson Frozza,  o Prefeito Municipal Volmir Felipe, ao Secretário de Saúde Alan Felipe, ao Padre François e a todos da Secretaria de Saúde do Município. Aos meus familiares e amigos que rezaram e torceram pela minha recuperação. Agradeço a cada um de coração mesmo, vocês salvaram minha vida e fui muito bem tratado dentro do hospital por toda a equipe, as pessoas que ali trabalham são muito queridas, dedicadas atenciosas, sempre estão dispostas a ajudar, o Hospital do município de Vargeão está de parabéns, nota 10.  Muito obrigado a todos de coração”

O paciente recebeu alta no dia 11 de março, clinicamente estável, se locomovendo, com bons níveis de saturação de oxigênio.

Leia também:

Respirador da Associação Hospitalar de Vargeão é utilizado em paciente com Covid-19

Deixe seu comentário