Saúde

Lance Notícias | 05/11/2021 09:26

05/11/2021 09:26

6692 visualizações

Novembro Roxo: HRSP realiza ações para marcar o Mês da Prematuridade

No mundo todo a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil, antes dos cinco anos de idade. Para alertar sobre esse dado, as causas e consequências do parto prematuro, foi criada a campanha mundial “Novembro Roxo.” No Hospital Regional São Paulo, o período será marcado por ações informativas. Um mural com fotos de bebês […]

Novembro Roxo: HRSP realiza ações para marcar o Mês da Prematuridade

No mundo todo a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil, antes dos cinco anos de idade. Para alertar sobre esse dado, as causas e consequências do parto prematuro, foi criada a campanha mundial “Novembro Roxo.” No Hospital Regional São Paulo, o período será marcado por ações informativas. Um mural com fotos de bebês que estiveram na UTI Neonatal foi confeccionado.

Dados da ONG Prematuridade.com, revelam que o Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros, os quais ocasionam 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer. São 340 mil famílias passando pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro, 12% do total de nascimentos.

Conforme especialistas, o parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas de gestação. São várias as causas que podem levar à prematuridade, mas o principal passo é a prevenção, por isso, realizar o pré-natal é fundamental para uma gestação saudável.

Neste ano, o tema da campanha Novembro Roxo, é “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!” Entendendo a importância dessa ligação, o Hospital Regional São Paulo, mantem um alojamento para que as mães possam acompanhar toda a evolução do bebê na UTI Neonatal. Além de manter o vínculo entre mãe e bebê, a proximidade também garante o aleitamento materno e os benefícios do mesmo.

Nos próximos dias acontecerá no HRSP uma sessão de fotos com os bebês da UTI Neonatal. As fotos serão entregues para as mães no dia 17 de novembro – Dia Mundial da Prematuridade. Também estão previstas ações de conscientização nas redes sociais.

Deixe seu comentário