Animais

Lance Notícias | 30/12/2020 10:28

30/12/2020 10:28

8324 visualizações

Nova coleta é feita em macaco após primeira morte por febre amarela na região

Após a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê registrar a primeira morte de macaco-prego por febre amarela em Abelardo Luz, outra coleta está sendo realizada em animais espalhados pela região. – A gente fez uma outra coleta em Passos Maia no dia 16 de dezembro e ainda não saiu o resultado. Mas agora a gente […]

Nova coleta é feita em macaco após primeira morte por febre amarela na região Foto: Gerência Regional em Saúde

Após a Gerência Regional de Saúde de Xanxerê registrar a primeira morte de macaco-prego por febre amarela em Abelardo Luz, outra coleta está sendo realizada em animais espalhados pela região.

– A gente fez uma outra coleta em Passos Maia no dia 16 de dezembro e ainda não saiu o resultado. Mas agora a gente já tem a comprovação de que o vírus está circulando e que está matando os macacos já que eles não têm como se vacinar – disse a enfermeira, Elisandra Schoenardie.

O resultado do exame deve sair nos próximos dias. É importante que as pessoas fiquem atentas e que tomem a vacina se for realmente necessária.

– A orientação é a vacinação. Quando a gente começou com as suspeitas, a gente orientou as pessoas que elas precisam tomar a vacina. Quem não tem a vacina ainda, precisa se vacinar. Porque quando começaram a morrer muitos macacos, a gente já orientou que possivelmente eles morreram de febre amarela. Então, as orientações continuam as mesmas para que a população se conscientize e tome a vacina – conclui a enfermeira.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que é transmitida por mosquitos e não pelos macacos. Quando um animal morre por causa da doença, existe a indicação de que na região existem insetos infectados com o vírus. Por isso, os exames são feitos e os cuidados devem ser redobrados.

Os sintomas da febre amarela são febre, calafrios, dor intensa de cabeça, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza, dor abdominal, icterícia (pele amarelada).

Deixe seu comentário