Trânsito

Natan Lucas Canal | 01/06/2022 10:35

01/06/2022 10:35

4181 visualizações

Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira (1º). Confira o que muda!

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em todo o estado a partir desta quarta-feira (1º), de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os condutores que estavam aguardando desde o dia 27 de maio para a emissão, agora irão poder requisitar a carteira atualizada. A mudança não acarreta na […]

Nova CNH começa a ser emitida nesta quarta-feira (1º). Confira o que muda!

A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em todo o estado a partir desta quarta-feira (1º), de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os condutores que estavam aguardando desde o dia 27 de maio para a emissão, agora irão poder requisitar a carteira atualizada.

A mudança não acarreta na troca imediata para o novo documento padrão. O Detran informou que o documento na versão antiga segue valendo até a data de vencimento para renovação.

A atualização para a nova CNH se destina aos condutores que irão renovar a carteira, emitir uma segunda via, alterar os dados pessoais ou mesmo emitir a CNH pela primeira vez.

O novo documento irá seguir o mesmo padrão nacional. Agora, a categoria da CNH deve ficar mais visível na primeira coluna ao lado da imagem do tipo de veículo do condutor. No canto superior direito, terá uma letra para identificar se está apenas permitido para dirigir (P) ou se é definitivo (D).

Entre as novidades, haverá um texto, no verso, em até três idiomas escrito em português, inglês e espanhol. Apesar dessa atualização, os condutores continuam obrigados a emitirem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), se for permanecer por mais de 180 dias no exterior, segundo o Detran. Ao todo, essa permissão vale em 150 países signatários da Convenção de Viena.

Veja as principais mudanças na nova CNH:

  • Novas cores: verde e amarelo;
  • Identificação das categorias com equivalência internacional;
  • No verso, texto em três idiomas (português, inglês e espanhol) para facilitar condutores no exterior;
  • QR Code;
  • Código de leitura internacional de dados;
  • Tinta especial fluorescente;
  • Itens visíveis apenas com luz ultravioleta;
  • Holograma no canto inferior para evitar falsificações.

Deixe seu comentário