Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 07/07/2023 11:30

07/07/2023 11:30

10385 visualizações

Vereadoras apresentam moção de aplauso a ponteserradenses por projeto “Cuidando de quem cuida”

As vereadoras Francinara Magrini Ferreira e Milena Aparecida da Silva apresentaram na sessão do Legislativo de Ponte Serrada desta quinta-feira, dia 6, uma moção de aplauso às ponteserradenses Priscila Tobias e Carmem Raimundi pelo desenvolvimento do projeto “Cuidando de quem cuida”, no município de Vargeão. Em 2021, durante o auge da pandemia de Covid-19, Pricila […]

Vereadoras apresentam moção de aplauso a ponteserradenses por projeto “Cuidando de quem cuida”

As vereadoras Francinara Magrini Ferreira e Milena Aparecida da Silva apresentaram na sessão do Legislativo de Ponte Serrada desta quinta-feira, dia 6, uma moção de aplauso às ponteserradenses Priscila Tobias e Carmem Raimundi pelo desenvolvimento do projeto “Cuidando de quem cuida”, no município de Vargeão.

Em 2021, durante o auge da pandemia de Covid-19, Pricila e Carmen, através da Secretaria de Educação de Vargeão, criaram o projeto socioemocional com o objetivo de acolher e cuidar da saúde mental de todos os profissionais da educação do município.

– Através de um mapeamento socioemocional realizado pela psicóloga, constatou-se que 94% dos profissionais da educação estavam com a saúde mental fragilizada. No topo das queixas estavam sentimentos intensos e frequentes de ansiedade, sensação permanente de tristeza, dificuldade de adaptação às tecnologias, baixo rendimento e cansaço excessivo, dificuldades para dormir, impacto na alimentação e uso de ansiolíticos e tranquilizantes – destaca um trecho da moção.

Em uma parceria com a Secretaria de Saúde de Vargeão, foram incluídas no cotidiano escolar práticas integrativas de yoga/meditação, auriculoterapia, ginástica laboral, orientação nutricional e escutas individuais e coletivas. As formações pedagógicas também abriram espaço para desenvolvimento de habilidades socioemocionais, através de momentos de pausa e autocuidado.

Premiações

Entre tantos reconhecimentos, o “Cuidando de quem cuida” ganhou o primeiro lugar no Prêmio Ação Destaque 2022, da Editora Opet Sefe, concorrendo com 85 cidades brasileiras. Também foi eleito o melhor projeto da categoria formação de professores, do Prêmio Educbank de Liderança Pedagógica e Qualidade na Educação no ano de 2022, sendo reconhecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) como um projeto de inovação na área socioemocional. A iniciativa ainda foi apresentada para o Ministério da Educação, contribuindo significativamente com pesquisas e estratégias de cuidado socioemocional em nível de Brasil.

Expansão

Através do projeto, todas as escolas da rede municipal de Vargeão são certificadas com o selo “Escola que ama a sua mente”, única cidade de Santa Catarina. Também é uma iniciativa do Instituto Ame sua Mente, com a parceria da USP, Unifesp, Cnpq e Instituto Nacional de Psiquiatria para Infância e Adolescência, que visa reconhecer e apoiar as escolas da rede pública, que se comprometem com o seu papel de impulsionar uma cultura de promoção, prevenção e manejo da saúde mental na rotina escolar.

O projeto também será replicado em todos os 14 municípios da Amai, em decisão do Comitê de Segurança nas Escolas da entidade municipalista, reunindo representantes da Polícia Civil de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar, Promotoria de Justiça, Defesa Civil, Colegiado de Educação, corpo técnico da Amai, juntamente com o município de Vargeão, promovendo práticas efetivas de prevenção e promoção de saúde mental com profissionais da educação, alunos e famílias.

“Diante destes fatos, aplaudimos estas ilustres profissionais que com muita dedicação e competência desenvolveram este projeto hoje conhecido a nível de Brasil”, destacaram Francinara e Milena ao falar sobre a moção, que foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

Deixe seu comentário