O “Vem Passarinhar” busca introduzir o público à prática de birdwatching, destacando as aves da região e promovendo uma maior conscientização sobre a preservação ambiental.
No dia 20 de novembro, o Parque Nacional das Araucárias será o cenário de um encontro especial com a fauna local. O evento mensal gratuito “Vem Passarinhar”, promovido pela iniciativa Silvestres SC, do Instituto Fauna Brasil, começa às 8h e promete um dia de aprendizado e contemplação. A atividade, que acontecerá no centro de visitantes, será guiada por Alini Guinzelli, especialista em observação de aves.
Voltado para todas as idades e sem necessidade de experiência prévia, o “Vem Passarinhar” busca introduzir o público à prática de birdwatching, destacando as aves da região e promovendo uma maior conscientização sobre a preservação ambiental.
Cidadania feita com ciência: A iniciativa Silvestres SC tem como objetivo aproximar a comunidade das questões ambientais, tornando a experiência de observação de aves não apenas educativa, mas também uma oportunidade de lazer em um cenário natural único. O Parque Nacional das Araucárias, rico em biodiversidade, é um dos poucos locais onde espécies emblemáticas do bioma ainda podem ser vistas de perto, como o Papagaio do Peito Roxo, que faz parte de um projeto de conservação do instituto.
Além de promover a preservação da fauna e flora, o evento reforça a importância de ações que conectem as pessoas ao meio ambiente. Os participantes são incentivados a levar binóculos e câmeras para registrar as aves observadas, mas o essencial é o desejo de aprender e apreciar.