Educação

Natan Lucas Canal | 10/11/2022 10:34

10/11/2022 10:34

8919 visualizações

Unidades de ensino de Ipumirim desenvolvem projeto “Defesa Civil na Escola”

Com o objetivo de melhorar e preparar a população para enfrentamentos de possíveis desastres, com mais resiliência, a Defesa Civil Municipal desenvolveu o Projeto Pedagógico do Programa “Defesa Civil na Escola”, na Escola de Educação Básica Benjamin Carvalho de Oliveira, em Ipumirim. A proposta visou capacitar professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, […]

Unidades de ensino de Ipumirim desenvolvem projeto “Defesa Civil na Escola”

Com o objetivo de melhorar e preparar a população para enfrentamentos de possíveis desastres, com mais resiliência, a Defesa Civil Municipal desenvolveu o Projeto Pedagógico do Programa “Defesa Civil na Escola”, na Escola de Educação Básica Benjamin Carvalho de Oliveira, em Ipumirim. A proposta visou capacitar professores e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres, junto à comunidade ipumirinense.

A proposta pedagógica tem como objetivo promover ações que aumentem a resiliência nas comunidades, frente aos possíveis desastres, sendo que os alunos, em conjunto com os professores, foram protagonistas de diversos eventos realizados na Escola, com desenvolvimento de atividades que abrangeram toda a instituição de ensino.

Três etapas marcaram as atividades pedagógicas desenvolvidas.

  1. Palestra com convidados representantes da Defesa Civil, apresentando a estrutura do órgão estadual para o desencadeamento das ações preventivas e de respostas aos desastres, como também atividades desenvolvidas pelo órgão municipal. Os palestrantes foram o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar e Coordenador Regional da Defesa Civil de Concórdia, Adilson de Oliveira, representante da Defesa Civil do Município de Ipumirim, Janiel Giron, e o antecessor da Defesa Civil do Município, Gilmar da Rosa.
  2. Na segunda fase, ocorreu a culminância de temas sobre principais desastres naturais ou provocados pelo ser humano, a partir de apresentações dos alunos multiplicadores do 7º ano do Ensino Fundamental. Entre os temas destacou-se: vendaval, inundação, seca, deslizamento, queimada e granizo.
  3. Vários momentos marcaram a finalização da terceira etapa, entre o treinamento com professores, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com setor administrativo, concluindo com a elaboração do Plano de Abandono, onde o mesmo foi colocado em prática com a realização de um simulado, envolvendo alunos, professores, equipe administrativa, Bombeiros e Polícia Militar. O simulado foi coordenado pelo representante da Defesa Civil do Município.

Segundo Janiel Giron, os benefícios também se estenderam para a comunidade local, divulgando através dos meios de comunicação o cuidado com o meio ambiente, a adoção de práticas de prevenção, uma comunidade escolar melhor preparada para enfrentar as adversidades, com percepção do risco.

Deixe seu comentário