Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 03/11/2023 16:21

03/11/2023 16:21

26482 visualizações

Um mês de sensibilizações e alertas à saúde, além de azul, novembro também é roxo, qual traz como lema “o mês internacional de sensibilização à prematuridade”.

Com a iniciativa em 2008, a data surgiu em homenagem às crianças prematuras que não sobreviveram. No Brasil, implantada em 2011 a partir da experiência de mães e profissionais, via blog, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito […]

Com a iniciativa em 2008, a data surgiu em homenagem às crianças prematuras que não sobreviveram. No Brasil, implantada em 2011 a partir da experiência de mães e profissionais, via blog, a Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção da prematuridade, à educação continuada para profissionais de saúde e à defesa de políticas públicas voltadas aos interesses das famílias com bebês prematuros.

Quando um ser nasce prematuro, esse pode desencadear problemas ao recém-nascido como, intercorrências pulmonares, deficiências motoras, doenças cardiovasculares ou diabetes.

No Brasil, a partir das informações do Ministério da Saúde (MS), cerca de 340 mil bebês nascem prematuros anualmente.

Sendo uma das principais causas de mortalidade infantil, são considerados partos prematuros quando o bebê nasce antes das 37 semanas de gestação. No entanto, a prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero, desse modo, são considerados prematuros extremos bebês que nascem antes das 28 semanas (seis meses); muito prematuros os que nascem entre 28 e 31 semanas (sete meses); e, os prematuros moderados que são aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses).

A cor roxa simboliza a sensibilidade e individualidade, características dos prematuros, significando a transmutação, ou seja, mudança e transformação.

O principal intuito da campanha anual, é conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.

Deixe seu comentário