Dois tenentes são enviados pelo CBMSC para combater incêndios em Mato Grosso do Sul
Devido aos incêndios florestais que afetam o Pantanal, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviará equipes de apoio para a região. A deslocamento das equipes está previsto para começar na manhã de amanhã, dia 29.
A equipe do CBMSC será composta por dois bombeiros do 14º Batalhão: o Tenente Éros, natural de Xanxerê, e o Sargento Reginaldo, oriundo de Faxinal dos Guedes. O envio das equipes visa apoiar os esforços de combate aos incêndios e fornecer assistência na contenção dos focos de incêndio na área afetada.
Entenda a situação das queimadas no Mato Grosso do Sul:
De 1º a 30 de junho de 2024, a área queimada no Pantanal totalizou 407,1 mil hectares, conforme dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ). Esse total corresponde a aproximadamente nove campos de futebol queimados por minuto no bioma, que abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
De acordo com o LASA, o bioma registrou uma queima média superior a 13,5 mil hectares por dia durante o mês de junho, o que equivale a 565,3 hectares por hora, ou 9,4 hectares por minuto. Esses números indicam um aumento significativo no número de focos de incêndio em comparação com 2020, ano em que incêndios devastaram 26% do bioma.
A temporada de incêndios no Pantanal historicamente inicia entre o final de julho e o começo de agosto, período que marca o inverno seco. No entanto, a antecipação deste ano é atribuída à longa estiagem enfrentada pelo bioma e às mudanças climáticas, conforme especialistas.
As causas dos incêndios estão sendo investigadas.