Um forte temporal atingiu Faxinal dos Guedes e outras regiões de Santa Catarina na noite desta segunda-feira (29), causando diversos transtornos no município. Conforme monitoramento local da Defesa Civil, foram registrados 54 milímetros de chuva em menos de uma hora, volume considerado elevado para um curto intervalo de tempo.
A intensa precipitação provocou inundação pontual, desabamento de muro, transbordamento de bueiros e a entrada de água em quatro residências. Além disso, duas vias no interior do município chegaram a ser interditadas temporariamente, mas foram liberadas após a redução do nível da água.
De acordo com levantamento realizado pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), após o pico do evento não foram observados outros danos significativos. Não houve registro de desabrigados ou desalojados, tampouco necessidade de abertura de abrigos, solicitação de Itens de Assistência Humanitária (IAH) ou emissão de decreto de situação de emergência.
Em decorrência do temporal, o abastecimento de água foi interrompido em Faxinal dos Guedes nesta terça-feira (30). Segundo a Casan, as fortes chuvas e os alagamentos atingiram a área de captação, prejudicando o fornecimento no município, já que as bombas ficaram submersas devido à elevação do nível da água.
Equipes técnicas da companhia trabalham na recuperação do sistema. Enquanto isso, a Casan orienta a população a fazer uso econômico da água, especialmente nos imóveis que possuem caixas d’água, até que o abastecimento seja totalmente normalizado.