Na região a Dengue vem sendo motivo de preocupação pelo expressivo aumento de focos e de casos positivados da doença. Por conta disso o Lance Faxinal entrou em contato com o Secretário de Saúde Flademir Cadore para informar a situação da Dengue no município. Em Faxinal, Flademir informa que a situação está bem controlada por […]
Na região a Dengue vem sendo motivo de preocupação pelo expressivo aumento de focos e de casos positivados da doença. Por conta disso o Lance Faxinal entrou em contato com o Secretário de Saúde Flademir Cadore para informar a situação da Dengue no município.
Em Faxinal, Flademir informa que a situação está bem controlada por conta das ações feitas no ano passado.
— A situação está bem controlado pois fizemos várias ações no ano passado como vedações de cisternas, caixas d’água, parabólicas, orientações aos moradores, campanhas educativas em todas as escolas da rede municipal e reuniões da sala de situação discutindo com outros setores estratégias para melhorar os trabalhos — informa.
Mesmo assim, fica o alerta para que a população continue tomando as devidas precauções para evitar que o mosquito e doença se propaguem no município.
Sobre a doença
É uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.
Pessoas que estiveram, nos últimos 14 dias, numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.