A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes por meio da Vigilância Epidemiológica orienta a população sobre os cuidados necessários para impedir a propagação do mosquito Aedes aegypti, durante o Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira, dia 02. Durante a data, os cemitérios tornam-se potenciais locais para a reprodução do vetor. O aumento de focos do […]
A Secretaria Municipal de Saúde de Faxinal dos Guedes por meio da Vigilância Epidemiológica
orienta a população sobre os cuidados necessários para impedir a propagação do mosquito Aedes aegypti, durante o Dia de Finados, celebrado nesta quinta-feira, dia 02. Durante a data, os cemitérios tornam-se potenciais locais para a reprodução do vetor.
O aumento de focos do mosquito em conjunto com o grande volume de chuvas que ocorreram no Estado nas últimas semanas, favorecem o desenvolvimento do mosquito em ambientes urbanos. Embalagens plásticas, vasos, flores, suportes para velas, copos plásticos e até mesmo os jazigos podem se tornar criadouros para as larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As floriculturas devem dispor de cobertura total, a fim de impedir o acúmulo de água nos recipientes como vasos deplantas. Em cemitérios, recipientes que acumulem água, como vasos e floreiras devem ser evitados. Os vasos devem estar devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda. Além disso, não é permitido o uso de invólucro de plástico ou pratinhos nos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes.
“Pedimos para que a população evite qualquer recipiente que possa acumular água. Em relação às flores, é recomendado priorizar as naturais para minimizar os riscos de proliferação do mosquito”, comenta o Secretário de Saúde, Flademir Cadore.
Em 2023, Faxinal dos Guedes registra 23 focos do mosquito e nenhum caso da doença.