Engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas voltadas para o município. Com esse objetivo o Sebrae/SC desenvolveu no município de Passos Maia, no oeste catarinense, o Programa Agente Territorial Sebrae (ATS). A proposta busca avançar em diversos temas geradores de desenvolvimento econômico local e […]
Engajar a gestão pública e lideranças locais na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas voltadas para o município. Com esse objetivo o Sebrae/SC desenvolveu no município de Passos Maia, no oeste catarinense, o Programa Agente Territorial Sebrae (ATS). A proposta busca avançar em diversos temas geradores de desenvolvimento econômico local e constitui-se de uma importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão entre Poder Público e iniciativa privada.
O trabalho consistiu em quatro fases distintas: identificação de setores econômicos prioritários; mapeamento de lideranças e atuação da rede de agentes; organização do trabalho de campo e da mobilização e construção de agendas setoriais. Para isso foram realizadas entrevistas e reuniões para conhecer as reais necessidades e vocações do território, visando à identificação dos recursos e das competências locais para fazer a articulação desses ativos para um plano de ação, que foi entregue neste mês ao município.
As prioridades econômicas elencadas para alavancar a economia local foram agronegócio, comércio e indústria. Entre as ações propostas estão: agregar valor na comercialização dos produtos agrícolas, auxiliar o produtor rural a realizar melhorias na gestão do negócio, promover a qualificação da mão de obra local, promover feiras locais, constituir entidade empresarial no município e acessar novos mercados.
“Todo esse trabalho foi muito relevante porque proporcionou que vislumbrássemos as necessidades do município e alternativas de como a Administração Municipal pode auxiliar nessas atividades econômicas apontadas como prioritárias para o desenvolvimento. Muitas das ações sugeridas vão ao encontro de objetivos comuns como aumentar a renda dos empresários, melhorar o gerenciamento das empresas, proporcionar oportunidades de qualificação da mão de obra e valorizar as empresas locais”, ressalta a secretária executiva da Secretaria de Administração, Ana Carolina Dal Bem.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Com o olhar voltado para o empreendedorismo, o Programa ATS visa contribuir com a implementação de estratégias políticas e públicas, além da articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo com destaque para as micro e pequenas empresas.
As Agendas Setoriais contemplam várias ações, que envolvem diversos atores e representantes do Poder Público e da iniciativa privada. O papel e a função dessa governança local é dar continuidade ao planejamento proposto. Enquanto que o Sebrae fica à disposição dos municípios para contribuir com o desenvolvimento local e territorial das cidades contempladas.
O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que os pequenos negócios têm um papel preponderante no desenvolvimento territorial e das cadeias de valor, mas para que possam contribuir de forma efetiva na dinamização da economia necessitam de um ambiente propício para o desenvolvimento. Como, por exemplo, infraestrutura adequada, serviços integrados e responsivos, além de políticas e regulações que incrementem sua competividade e sustentabilidade.
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site