Santa Catarina recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), a primeira remessa com 34 mil doses de vacina da Pfizer para imunizar bebês e crianças, entre 6 meses a 2 anos, contra a Covid-19. De acordo com a Secretária da Saúde, a data da distribuição do imunizante aos municípios catarinenses ainda será avaliada. No estado, segundo a pasta, […]
Santa Catarina recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), a primeira remessa com 34 mil doses de vacina da Pfizer para imunizar bebês e crianças, entre 6 meses a 2 anos, contra a Covid-19. De acordo com a Secretária da Saúde, a data da distribuição do imunizante aos municípios catarinenses ainda será avaliada.
No estado, segundo a pasta, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças. Porém, neste primeiro momento, as doses recebidas devem imunizar cerca de 11 mil bebês e crianças.
Segundo a Secretaria, o público alvo da vacinação deve receber doses e, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, o Estado irá armazenar as vacinas para poder fazer a imunização completa dos vacinados, pois não há previsão de novas remessas.
De acordo com o esquema de vacinação, entre a primeira e a segunda dose deve haver um intervalo de 21 dias. Já entre a segunda e a terceira dose o intervalo deve ser de 60 dias.
Como será a aplicação:
Diferente do recomendado pela Ministério da Saúde, em Santa Catarina a aplicação das doses não deve ser feita apenas em bebês e crianças com comorbidades, mas de forma escalonada.
Contudo, a pasta destacou que o público com comorbidades comprovadas terá prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.
A Secretaria informou que a imunização será aplicada primeiro nos bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. Depois será a vez de vacinar os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias. Por fim, será aplicada as doses nas crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.
Distribuição:
A distribuição de 1 milhão de doses do imunizantes da Pfizer começou a ser feita após 15 dias do recebimento, pois o Ministério da Saúde recebeu o lote no último dia 27 de outubro.
Os imunizantes foram submetidos a uma análise pelo INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) e enviados apenas nesta sexta-feira às Unidades da Federação.
Entre os estados, Santa Catarina é o 12º que mais deve receber doses, com 34 mil. O maior número de imunizantes ficará com São Paulo (206 mil), seguido de Minas Gerais (95 mil).
Com informações: ND+