A regional da Defesa Civil de Xanxerê divulgou na noite desta quinta-feira (14), um balanço dos prejuízos sofridos pelos municípios em razão dos fortes ventos que atingiram a região, entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira. O relatório aponta que 15 dos 20 municípios que abrangem a regional tiveram algum tipo de dano. […]
A regional da Defesa Civil de Xanxerê divulgou na noite desta quinta-feira (14), um balanço dos prejuízos sofridos pelos municípios em razão dos fortes ventos que atingiram a região, entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira.
O relatório aponta que 15 dos 20 municípios que abrangem a regional tiveram algum tipo de dano. Ao todo, 263 pessoas foram afetadas de forma direta. Houve prejuízos materiais em 85 residências e 9 edificações rurais. Um hospital em Faxinal dos Guedes também foi atingido.
A Defesa Civil informa que os municípios de Entre Rios e Bom Jesus assinaram decretos de situação de emergência. Os prejuízos causados pelos temporais continuam em levantamento pelas prefeituras.
Entre os transtornos, ocorreram destelhamentos pontuais e muitas quedas de árvores e postes, inclusive prejudicando o trânsito em rodovias estaduais, federais e municipais.
Foram obstruídos trechos na SC-480, em São Domingos, Abelardo Luz, Ouro Verde e Ipuaçu; SC-157, em São Lourenço do Oeste; e BR-282, em Faxinal dos Guedes e Vargeão. Mais de 18,6 mil imóveis sofreram com falta de energia elétrica.
Municípios com prejuízos, segundo a Defesa Civil:
▪ Abelardo Luz
▪ Bom Jesus
▪ Entre Rios
▪ Faxinal dos Guedes
▪ Ipuaçu
▪ Marema
▪ Ouro Verde
▪ Passos Maia
▪ Ponte Serrada
▪ São Bernardino
▪ São Domingos
▪ São Lourenço do Oeste
▪ Vargeão
▪ Xanxerê
▪ Xaxim
Assistência
A Defesa Civil informou que foram entregues cerca de 5,4 mil metros quadrados de lona para a cobertura temporária dos imóveis destelhados e está em andamento a entrega de telhas aos atingidos.
(Fonte Oeste Mais)