Educação

Natan Lucas Canal | 25/11/2022 13:28

25/11/2022 13:28

9068 visualizações

Projeto do Cras de Ipumirim incentiva crianças ao cultivo de hortaliças

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS, em parceria com Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou um novo projeto horta, fazendo com que as crianças tenham contato com a terra, as plantas e hortaliças, possibilitando estreitar a sua relação com a natureza e contribuir para conscientização sobre os impactos das suas ações no […]

Projeto do Cras de Ipumirim incentiva crianças ao cultivo de hortaliças

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/CRAS, em parceria com Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou um novo projeto horta, fazendo com que as crianças tenham contato com a terra, as plantas e hortaliças, possibilitando estreitar a sua relação com a natureza e contribuir para conscientização sobre os impactos das suas ações no meio ecológico.

Outra importante contribuição está relacionada no aprendizado sobre alimentação e nutrição. As crianças poderão utilizar os produtos da horta produzidos por elas e compreender a importância de hábitos saudáveis para saúde.

Horta é sinal de vida e alimentação saudável, ter uma horta nos quintais, em grandes áreas ou até mesmo em vasos para pequenos espaços, garantem que uma família tenha, ao menos, alguns alimentos dos muitos que podem ser produzidos nas hortas. Também garantindo à família uma alimentação mais saudável, isenta de agrotóxicos e pelo prazer de comer o alimento produzido pelas suas próprias mãos.

Nesta horta, as crianças que fazem parte do projeto educativo tem práticas e aprendem desde a montagem da horta, como fazer a adubação além de auxiliarem no momento do plantio das mudas e semeadura, podendo reaplicar em casa a prática que aprenderam.

Neste sentido, já incentiva o consumo dos produtos que são plantados pelas mesmas com a intenção de melhorar o consumo alimentar destas crianças e suas famílias. Também aprendem que ter um a horta em casa gera economia domiciliar, visto que o que é produzido não precisa do desembolso de dinheiro de seus pais para a compra, gerando lucro.

Desse modo, a horta é uma forma de resgatar o amor pela terra, aprender a plantar, entender como são produzidos os alimentos, e inserir assim para prática de alimentação saudável.

Deixe seu comentário