A população de Santa Catarina conta hoje com 7.609.601 habitantes, de acordo com o mais recente censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Este número representa um aumento de 21,78% em relação a 2010, quando o Estado contava com 6.248.436 pessoas. Ainda que o levantamento continue merecendo um bombardeio de prefeitos de dezenas […]
A população de Santa Catarina conta hoje com 7.609.601 habitantes, de acordo com o mais recente censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Este número representa um aumento de 21,78% em relação a 2010, quando o Estado contava com 6.248.436 pessoas.
Ainda que o levantamento continue merecendo um bombardeio de prefeitos de dezenas de municípios catarinenses, que criticam os critérios adotados e condenam os números atuais, o fato é que Santa Catarina virou a bola da vez, entre os Estados mais preferidos para viver e trabalhar em todo o Brasil.
É o segundo maior crescimento populacional entre todos os estados brasileiros. Um componente deste crescimento resultou da migração de refugiados da Venezuela, fugindo da ditadura bolivariana de Maduro.
O Estado de Roraima, no norte, fazendo fronteira com a Venezuela, foi o que registrou o maior aumento populacional, com 41,25%, também de acordo com o IBGE.
Entre os Estados do sul, o que teve também maior número de migrantes e elevação da população, foi Santa Catarina. O Paraná ficou em oitavo lugar, com aumento de 9,56%, e o Rio Grande do Sul aparece na 23ª. posição, com apenas 1,74%.
Ainda conforme os dados do Censo, nos últimos cinco anos entraram no Brasil 702.000 venezuelanos, fugindo da barbárie vigente na Venezuela.
No caso de Santa Catarina, milhares de venezuelanos vieram em busca de emprego, sobretudo na região oeste, onde continua grande a oferta pela carência de mão de obra regional.
(Fonte ND+)