A iniciativa, fruto de uma parceria entre o governo federal, a Fiocruz, a Escola Politécnica Joaquim Venâncio e movimentos populares, visa fortalecer a saúde pública por meio da educação popular.
Na manhã desta quarta-feira (19), Passos Maia sediou a reunião de lançamento do Programa de Formação de Agentes Educadores e Educadoras Populares de Saúde (AgPopSUS). A iniciativa, fruto de uma parceria entre o governo federal, a Fiocruz, a Escola Politécnica Joaquim Venâncio e movimentos populares, visa fortalecer a saúde pública por meio da educação popular.
Estiveram presentes os secretários municipais Osvaldir Alves (Saúde), Rosani de Fátima Nervis (Assistência Social), José da Rocha Bueno (Cidadania e Reforma Agrária) e Juliana Tirelli (Educação), além dos vereadores Paulo da Rocha Bueno e Nelson dos Santos. Durante a reunião, os gestores destacaram a importância do programa e reforçaram o compromisso da administração municipal em apoiar essa iniciativa.
O AgPopSUS tem como objetivo formar aproximadamente 11 mil agentes populares de saúde em todo o país. No estado, serão organizadas 21 turmas, abrangendo diversas regiões. Esses agentes são voluntários que atuam diretamente nas comunidades, promovendo a saúde e o fortalecimento do SUS por meio de ações sociais, além de atuar no combate à fome, com iniciativas como bancos populares de alimentos, hortas agroecológicas e cozinhas solidárias.
O programa também busca consolidar conselhos locais de saúde, promovendo maior participação social na construção de um SUS mais democrático e acessível. Com o apoio da administração municipal e o engajamento da sociedade, o programa tem grande potencial para gerar impactos positivos nas comunidades de Passos Maia e em todo o país.