Saúde

Lance Notícias | 02/10/2023 18:47

02/10/2023 18:47

13917 visualizações

O rosa da vez: o Grupo Lance Notícias apoia e inspira as mulheres ao autocuidado no mês que busca a prevenção do câncer de mama

O rosa da vez: o Grupo Lance Notícias apoia e inspira as mulheres ao autocuidado no mês que busca a prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacional para a conscientização do controle do câncer de mama, criado no início em 1990 pela fundação Susan Komen for the cure.

A data, relembrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; e, contribuir para a redução da mortalidade.

No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que cidades, estados, instituições, entidades, escolas, empresas, grupos, entre outros, podem realizar iluminações cor de rosas; promoções de palestras; eventos e atividades educativas; veiculação de campanhas, mídias e disponibilização à população de informações em banners, folders e outros materiais ilustrativos.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), participa do movimento desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o assunto. Este ano, adotaram o slogan: “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”

O câncer de mama é a doença que mais acomete mulheres em todo mundo, sendo que, no Brasil a estimativa foi mais 66 mil casos novos de câncer de mama em 2021, também, ocupando a primeira posição em mortalidade por cânceres no país (MS, 2022).

O Grupo Lance Notícias, que apoia a causa de conscientização do Outubro Rosa, alerta que os sinais e sintomas de maior relevância são: nódulos endurecidos, fixos e indolores na região da mama, que podem se estender para as axilas; pele avermelhada; alterações no mamilo e saída espontânea de secreções.

Apoiando e incentivando as mulheres ao autocuidado, o Grupo LN deseja que elas olhem para si, percebam seu corpo e prestem atenção a qualquer alteração.

Conforme informações do Ministério da Saúde, toda mulher a partir dos 40 anos deve procurar auxilio profissional, seja ele em um ambulatório, consultório ou posto de saúde, sempre, trabalhando com a prevenção. No caso de histórico familiar com câncer de mama, as mulheres precisam iniciar as consultas a partir dos 30 anos. Já, entre os 50 e 69 anos devem realizar, ao menos, uma mamografia a cada dois anos.

Saúde e prevenção, o mês de outubro é um atento à sociedade feminina e, o Grupo Lance Notícias quer despertar o autocuidado às mulheres faxinalenses. Cuide-se!

Deixe seu comentário