Os Bombeiros de Chapecó atenderam na tarde desse domingo (08), por volta das 18h30, uma ocorrência afogamento de um homem (C. R. L. W.) de 35 anos próximo à antiga ponte sobre o Rio Passo Fundo, em Nonoai (RS) Foram realizadas as buscas pelos guarda-vidas do CBMSC na área indicada e mergulho pelos bombeiros militares […]
Os Bombeiros de Chapecó atenderam na tarde desse domingo (08), por volta das 18h30, uma ocorrência afogamento de um homem (C. R. L. W.) de 35 anos próximo à antiga ponte sobre o Rio Passo Fundo, em Nonoai (RS)
Foram realizadas as buscas pelos guarda-vidas do CBMSC na área indicada e mergulho pelos bombeiros militares do CBMSC, sendo localizado o corpo sem sinais vitais a oito metros de profundidade às 20h20.
Familiares relatavam que a vítima era de Chapecó e já estava submersa há 20 minutos quando foi feito ao acionamento.
Foi acionado o Instituto Geral de Perícias do Rio Grande o Sul e o corpo ficou aos cuidados dos bombeiros militares do CBMRS presentes no local.
Dicas para evitar acidentes
- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;
- Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;
- Evite banhar-se sozinho – vá com amigos e familiares e/ou procure um local de banho conhecido, com outras pessoas e, se possível, com guarda-vida;
- Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno;
- Adultos também podem usar coletes salva-vidas;
- Não nade após refeições;
- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis;
- Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.
Como reagir em caso de acidente
Caso você esteja em um princípio de afogamento, mantenha-se calmo e tente flutuar, colocando a barriga para cima. Desta forma, o rosto ficará fora d’água e os braços livres, permitindo que você chame por socorro. Caso haja correnteza, não tente lutar contra ela; deixe-se levar com as pernas voltadas para o mesmo sentido do rio (protegendo a sua cabeça) e use os braços como leme para se aproximar aos poucos da margem.
Também existe a possibilidade de você presenciar um afogamento na sua frente; nesse caso, é muito importante que você não entre na água para fazer o salvamento se não estiver habilitado para isso – você pode se tornar mais uma vítima. Lance algum objeto que a ajude a flutuar e acione os guarda-vidas ou os bombeiros através do número 193.