O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, dia 27, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni, até sexta-feira, dia 30 de junho. Para esta edição do processo seletivo, serão […]
O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta terça-feira, dia 27, as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2023. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior – Prouni, até sexta-feira, dia 30 de junho.
Para esta edição do processo seletivo, serão disponibilizadas 276.566 bolsas, sendo 215.530 integrais (100%) e 61.036 parciais (50%). Para participar, é necessário que o candidato:
- Tenha participado da edição de 2021 ou de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Tenha, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- Tenha tirado nota acima de zero na redação do Exame;
- Não tenha participado do Enem 2021 ou 2022 na condição de treineiro.
Além disso, é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública ou estudado o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral.
Critério de renda
A inscrição no Prouni é condicionada ao cumprimento dos requisitos de renda estabelecidos na Lei nº 11.096/2005, exceto para o candidato professor da rede pública de ensino. O candidato pode se inscrever às bolsas integrais – no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo; ou parciais – no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários mínimos.
Resultado
O processo seletivo do Prouni 2023/2 será constituído por duas chamadas sucessivas. A primeira chamada ocorre no dia 4 de julho e a segunda chamada no dia 24 de julho.