O novo centro contará com uma infraestrutura moderna, incluindo uma recepção ampliada, dois novos consultórios, aparelhos de tomografia e raio-X, além de uma sala para recuperação pós-sedação.
O Hospital Santa Luzia, de Ponte Serrada, está na fase final de implantação do seu novo Centro de Diagnóstico por Imagem, uma iniciativa que promete transformar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para a população local. A construção do espaço é fruto de uma parceria estratégica entre a direção do hospital e o deputado federal Pedro Uczai, com destaque para a aquisição do tomógrafo, viabilizada por emenda parlamentar do governador Jorginho Mello, em parceria com Marcos Vieira, Fabiano da Luz e Mauro de Nadal.
O novo centro contará com uma infraestrutura moderna, incluindo uma recepção ampliada, dois novos consultórios, aparelhos de tomografia e raio-X, além de uma sala para recuperação pós-sedação.
Atendimento 24 horas e suporte ao pronto-socorro
A implantação do serviço de tomografia é considerada essencial para o funcionamento 24 horas do hospital, garantindo apoio direto ao pronto-socorro. O Hospital Santa Luzia é uma das portas de entrada mais distantes de Xanxerê pela BR-282, atendendo uma vasta área territorial, incluindo municípios como Passos Maia. Ter o tomógrafo à disposição permitirá diagnósticos mais ágeis, especialmente em casos graves, como acidentes de trânsito.
Além de reduzir o tempo de diagnóstico, o equipamento diminuirá significativamente o número de transferências desnecessárias para hospitais regionais, otimizando o atendimento de emergência e cirurgias. Isso torna o projeto uma ação estruturante para aumentar a complexidade dos serviços oferecidos, consolidando o hospital como um polo de saúde para municípios da região.
O novo espaço não beneficiará apenas o pronto-socorro. A oferta de tomografias pelo SUS será ampliada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e consórcios municipais, atendendo à demanda reprimida de exames de alta complexidade.
O hospital já planeja os próximos passos para fortalecer sua infraestrutura. Após a inauguração do Centro de Diagnóstico, a direção pretende abrir o centro cirúrgico e adquirir um hemogasômetro, equipamento essencial para monitoramento e suporte a pacientes em estado grave.