O trabalho de produzir lenha é algo importante para as pessoas, pois serve para aquecer as pessoas no inverno cozinhar alimentos entre outras coisas. O pontesseradense Leonardo Maciel dos Passos trabalha como lenhador há mais de 15 anos. De acordo com Leonardo, a família dele se mudou para outro município, onde a lenha era sua […]
O trabalho de produzir lenha é algo importante para as pessoas, pois serve para aquecer as pessoas no inverno cozinhar alimentos entre outras coisas. O pontesseradense Leonardo Maciel dos Passos trabalha como lenhador há mais de 15 anos.
De acordo com Leonardo, a família dele se mudou para outro município, onde a lenha era sua única fonte de renda, para se vestir e comer, então junto com seu pai trabalhavam todos os dias derrubando árvores e produzindo lenha.
Quando voltaram para Ponte Serrada eles continuaram no ramo, já que a região é bastante focada nesse negócio de madeira então eles se adaptaram como necessitava.
— Comecei a trabalhar com 14 anos e na maioria dos dias trabalhei por empreitada, onde as pessoas pedem o tamanho da lenha a gente corta, empilha e depois o caminhão vem buscar e ali eu consigo o pão de cada dia — destaca.
Faz mais de 15 anos que Leonardo trabalha nesse ramo e fala que o serviço exige bastante esforço e é perigoso.
— É um serviço bastante desgastante, é sofrido ainda mais com chuva e muitas vezes tem que trabalhar doente e correndo risco de se machucar, mas isso que me sustenta. Tem muito risco quando está derrubando as árvores, tanto você pode se machucar quanto quem está trabalhando no local — cita.
Leonardo deixa um recado para as pessoas.
— Mesmo com as dificuldades, é melhor a gente ganhar a vida honestamente e ter a liberdade para ficar com a família. Não precisamos prejudicar ninguém para poder vencer, podemos ser mais honestos e ter a consciência limpa — finaliza.
Para quem quiser pedir lenha ou mais informações entre em contato pelo Facebook: LeonardoMaciel