O faxinalense Teori Albino Zavascki nasceu no dia 15 de agosto de 1948 e se estivesse vivo, completaria 74 anos nesta segunda-feira (15). Teori foi um jurista, professor e magistrado brasileiro. Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ganhou repercussão após tornar-se o ministro relator da Operação Lava […]
O faxinalense Teori Albino Zavascki nasceu no dia 15 de agosto de 1948 e se estivesse vivo, completaria 74 anos nesta segunda-feira (15).
Teori foi um jurista, professor e magistrado brasileiro. Foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF). Ganhou repercussão após tornar-se o ministro relator da Operação Lava Jato no STF, analisando os casos de pessoas com foro privilegiado homologando delações premiadas e acordos de leniência.
Sua carreira jurídica e acadêmica foi construída no Rio Grande do sul, embora fosse natural de Faxinal dos Guedes. Ele era viúvo e pai de três filhos.
O acidente:
Era uma quinta-feira, 19 de janeiro de 2017, quando o país foi surpreendido pela notícia de que o avião que transportava o ministro Teori Zavascki de São Paulo para Paraty (RJ), caiu no litoral sul fluminense com outras quatro pessoas a bordo.
Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Angra dos Reis, a causa da morte foi politraumatismo craniano devido ao impacto da queda.
O voo saiu do aeroporto Campo de Marte, na cidade de São Paulo, às 13h, com destino à cidade de Paraty. Porém, a aeronave caiu no mar próximo à Ilha Rasa Paraty, cerca de meia hora depois de decolar. O avião prefixo PR-SOM era um bimotor turboélice, modelo Hawker Beechcraft King Air C90.
Após dois anos de investigação, o Ministério Público Federal concluiu que não havia indícios de crime para a queda da aeronave e o inquérito sobre o acidente foi arquivado.