Localizado na zona fisiográfica do Oeste, a apenas 15 km de Xanxerê, Faxinal dos Guedes é um município profundamente enraizado na história da região. Sua origem remonta a 1910, quando era conhecido como “Gramado de Joaquina Rosa” e foi constituído a partir das terras da ex-colônia militar, parte integrante do antigo município de Chapecó, no […]
Localizado na zona fisiográfica do Oeste, a apenas 15 km de Xanxerê, Faxinal dos Guedes é um município profundamente enraizado na história da região. Sua origem remonta a 1910, quando era conhecido como “Gramado de Joaquina Rosa” e foi constituído a partir das terras da ex-colônia militar, parte integrante do antigo município de Chapecó, no Território do Iguaçu.
Desde então, Faxinal dos Guedes tem testemunhado uma rica trajetória de ocupação humana, com vestígios arqueológicos que apontam para a presença de Índios do Grupo TUPI-GUARANY, há cerca de 2.000 anos.
A partir de 1940, Faxinal dos Guedes começou a receber as primeiras famílias de colonizadores, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul, com destaque para descendentes de Italianos e Alemães, como Vergílio Barcelos, Arcangelo Santin, Alexandre Antoniolli, Francisco Antoniolli, Fachinello, Migliorini, Rosa e Silva, Vicente de Oliveira Morais, João Pompermayer e Afonso Scheis.
Esses pioneiros se envolveram na exploração da madeira nativa, no cultivo de milho e trigo e foram responsáveis pelo estabelecimento das primeiras casas comerciais e da vida social mais intensa na região.
Em 1943, foram abertas as primeiras ruas e avenidas pelo empreendimento Migliorini, Grando & Cia. Ltda., e instalada a primeira serraria. Neste mesmo ano, também foi fundado o Clube Recreativo Itagiba, proporcionando uma vida social mais dinâmica para os habitantes da região. Em 1958, Faxinal dos Guedes conquistou sua emancipação, tornando-se o 7º Distrito do Município de Xanxerê, e, mais tarde, por meio da Lei Estadual nº 348 de 21 de junho, alcançou a categoria de município, sendo instalado em 26 de julho do mesmo ano, com o Sr. Alexandre Antoniolli como prefeito e o primeiro prefeito eleito sendo o Sr. Antonio Domingos Migliorini.
Faxinal dos Guedes, com sua rica história desde a ocupação indígena até a colonização por imigrantes, representa um importante capítulo na construção da região do Oeste catarinense. Seu nome carrega a essência das paisagens e modos de vida tradicionais, e sua trajetória de crescimento e desenvolvimento econômico reflete a força e a resiliência de sua comunidade. Hoje, Faxinal dos Guedes é uma cidade próspera, desempenhando um papel significativo na produção de papel e na agricultura da região.
Origem do Nome:
O nome “Faxinal dos Guedes” tem uma explicação interessante. A palavra “faxinal” tem origem no termo TUPI-GUARANY e significa “campos de pastagens entremeados com arvoredo esguio”.
Também pode ser entendido como um modo de produção cabocla, onde os animais eram criados soltos na mata, sendo conduzidos às lavouras durante a safra para consumirem os produtos remanescentes da colheita. Quanto ao termo “Guedes”, refere-se a uma família numerosa que possuía vastas extensões de terras no interior do município.