Ponte Serrada

Maicon Fiuza | 30/03/2023 15:32

30/03/2023 15:32

12564 visualizações

Escola Dom Vital de Ponte Serrada desenvolve Projeto de Sustentabilidade

O Desafio Consciente, como é chamado o projeto de sustentabilidade, da Escola de Educação Básica Dom Vital, está na sua 8ª edição e continua movimentando a comunidade ponteserradense. Seu objetivo principal é promover a sustentabilidade e desenvolver a consciência de preservação ecológica na comunidade escolar. São mais de 1000 quilos de materiais recicláveis por mês, […]

Escola Dom Vital de Ponte Serrada desenvolve Projeto de Sustentabilidade

O Desafio Consciente, como é chamado o projeto de sustentabilidade, da Escola de Educação Básica Dom Vital, está na sua 8ª edição e continua movimentando a comunidade ponteserradense. Seu objetivo principal é promover a sustentabilidade e desenvolver a consciência de preservação ecológica na comunidade escolar.

São mais de 1000 quilos de materiais recicláveis por mês, entre eles estão papelão, plástico de todos os tipos e tamanhos, que foram separados, secos e guardados em casas e empresas familiares durante todo o mês. Os materiais, além de saírem do meio ambiente onde demorariam muitos anos para se decomporem, são deixados pelos próprios alunos no pátio da escola em montinhos identificados pela série a qual o aluno está cursando. Estas identificações são necessárias também para o somatório de pontos de cada turma, pois a escola encontrou uma maneira muito inteligente de incentivar a reciclagem e a valorização do sentimento de afeição pelo planeta e cuidado com a mesma, realizando um desafio entre as turmas e premiando as 3 que durante o ano inteiro mais acumularem pontos. O material coletado é vendido para uma empresa responsável pela coleta e reciclagem que no final do dia marcado, faz a retirada e a pesagem.

Para que o Desafio Consciente fosse o mais justo e transparente possível, a escola criou uma Comissão Organizadora formada pelas professoras Ana Paula, Eliane Costa, Bruna Paglia, Sonia Tomaz e pela própria diretora Patrícia Regina Maier, formada em biologia e grande entusiasta do projeto. O regulamento com as regras e o cronograma anual facilitam a entrega dos materiais, o somatório de pontos e as premiações. Para este ano, a premiação prevista para as turmas vencedoras são: 1º lugar: uma viagem de lazer, 2º lugar: um passeio e 3º lugar um brinde surpresa, no entanto, os alunos das turmas vencedoras para poderem usufruir da premiação, precisam participar durante todo o ano. Os prêmios serão definidos conforme a faixa etária dos vencedores e da quantidade de dinheiro arrecadado pela venda dos materiais e no caso de sobrar dinheiro será aplicado em melhorias nas dependências da escola.

Embora, a premiação seja somente para os alunos, toda população pode participar, trazendo para a escola durante todo o ano, na última terça-feira do mês, objetos e utensílios como alumínio, papelão e plástico que estejam secos e separados por tipo nas suas respectivas sacolas.

A Escola de Educação Básica Dom Vital está localizada na Rua Três de Maio, 250 – Centro. Para mais informações entre em contato pelo telefone (49) 3382-2140.

O projeto tem dado tão certo que é visível a consciência ecológica que tem sido desenvolvida ao longo dos anos na mentalidade dos alunos, assim como, a empolgação e a expectativa para os resultados da premiação.

 

 

Fonte: Jornal O Falcão

Deixe seu comentário