Cultura

Lance Notícias | 09/08/2023 16:00

09/08/2023 16:00

12548 visualizações

Dia nacional da Equoterapia: promovendo saúde e bem-estar por meio de cavalos

No dia 09 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Equoterapia, uma prática terapêutica que utiliza a interação com cavalos como forma de promover saúde, reabilitação e bem-estar em pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais. Esta data não apenas celebra os avanços conquistados por meio dessa abordagem terapêutica, mas também aumenta a conscientização […]

Dia nacional da Equoterapia: promovendo saúde e bem-estar por meio de cavalos

No dia 09 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Equoterapia, uma prática terapêutica que utiliza a interação com cavalos como forma de promover saúde, reabilitação e bem-estar em pessoas com deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais. Esta data não apenas celebra os avanços conquistados por meio dessa abordagem terapêutica, mas também aumenta a conscientização sobre os benefícios que ela proporciona.

A equoterapia é uma técnica multidisciplinar que combina elementos da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e educação física, entre outras áreas. Ela se baseia na conexão entre o ser humano e o cavalo, utilizando o movimento tridimensional do animal para estimular o desenvolvimento motor, sensorial e emocional do paciente. Os movimentos suaves e rítmicos do cavalo são transmitidos ao corpo do praticante, promovendo a melhora do equilíbrio, postura, coordenação motora e fortalecimento muscular.

A equoterapia também é uma forma de reabilitação tendo como base os padrões de movimentos rítmicos e repetitivos da marcha do cavalo. Ao caminhar, o centro de gravidade do cavalo é deslocado tridimensionalmente, resultando em um movimento similar ao da marcha humana com movimentos alternados dos membros superiores e da pelve.

Cleidi Bertan, professora e equoterapeuta da FCDX comenta como funciona o processo de equoterapia, e seus benefícios.

Durante a sessão de equoterapia, ocorre a integração sensorial do praticante, gerando alterações e reorganização do sistema nervoso central, promovendo ajustes posturais e padrões de movimentos mais apropriados e eficientes. Atualmente na FCDX são 31 praticantes que realizam a equoterapia, sendo que na próxima semana, com muita alegria, inseriremos mais 7 pessoas — comenta.

Ainda sobre seu trabalho, Cleidi relata a satisfação em trabalhar com a equoterapia.

— O encontro entre o cavalo e o ser humano que acontece na sessão de equoterapia é fascinante, é um momento em que a gente pode presenciar aqueles olhinhos atentos para encontrar o Napoleão (nosso cavalo), e permitir que a criança apenas olhe para o cavalo, sem palavras, sem explicações, sem ruídos, sem ansiedade — relata.

Além dos benefícios físicos, a equoterapia também desempenha um papel crucial no aspecto emocional e social. O relacionamento entre o paciente e o cavalo contribui para o desenvolvimento da autoconfiança, autoestima, empatia e habilidades sociais. Muitas vezes, pacientes que enfrentam dificuldades de interação no ambiente convencional encontram na equoterapia um espaço seguro e acolhedor para se expressarem e se conectarem com outros indivíduos.

Neste Dia Nacional da Equoterapia, renovamos nosso compromisso em promover a inclusão, a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, independentemente de suas limitações. Vamos reconhecer o poder dos cavalos como parceiros terapêuticos e incentivar a disseminação dessa prática, para que mais vidas possam ser impactadas positivamente. Afinal, a equoterapia não apenas transforma os pacientes, mas também nos ensina valiosas lições sobre superação, resiliência e compaixão.

Deixe seu comentário