Comunidade

Caroline Guadagnin Spagnol | 20/11/2023 08:46

20/11/2023 08:46

47531 visualizações

Dia Nacional da Consciência Negra: a veracidade de uma luta eternizada

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data que celebra a elucidação sobre a força, a resistência e o tormento histórico que a população negra viveu no Brasil, desde a colonização. Durante o período colonial, mais de 4 milhões de africanos foram transferidos ao Brasil para trabalharem como escravos, assim, atuando nas lavouras de […]

O Dia Nacional da Consciência Negra é uma data que celebra a elucidação sobre a força, a resistência e o tormento histórico que a população negra viveu no Brasil, desde a colonização.

Durante o período colonial, mais de 4 milhões de africanos foram transferidos ao Brasil para trabalharem como escravos, assim, atuando nas lavouras de cana-de-açúcar, serviços domésticos, mineração e outras atuações submissas.

Condições de vida totalmente precárias, além do trabalho escravo, os mesmos eram tratados de forma humilhante, também, não tendo acesso à saúde, educação e assistência social, pelo simples fato da diferença da cor da pele.

Entre 1536 a 1888 (ano em que houve a libertação dos escravos, pela Lei Áurea), as heranças da escravidão permaneceram. E, mesmo após a libertação dos negros, dia 13 de maio de 1888, esses continuaram sem qualquer tipo de assistência.

Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Faxinal no WhatsApp.

Muitos escravos recém libertos, permaneceram nas fazendas onde eram submetidos, por não terem para onde ir. A grande maioria dessa população era analfabeta e não conheciam outro mundo, além do trabalho intenso e pesado. E, ainda em situações marginalizadas, sem assistências e com uma vida precária, a população negra no Brasil continuou a enfrentar muitas dificuldades. Os negros eram discriminados socialmente, não tinham acesso aos mesmos direitos que os brancos e foram perseguidos.

No entanto, algumas comunidades foram se iniciando, inclusive os quilombolas, organizando situações sociais, formadas por pessoas negras nas cidades e, assim, passaram a lutar pela igualdade racial e pela inserção da população negra na comunidade, sem restrição de direitos.

Como surgiu a data da Consciência Negra?

Na década de 70, ativistas ligados a um grupo de quilombolas do Rio Grande do Sul, passaram a reivindicar a celebração do Dia da Consciência Negra no Brasil, na data de 20 de novembro. Em 1978, surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que passou a promover uma série de ações para pensar a consciência negra e lutar contra o racismo. E, desde então, o Dia da Consciência Negra tornou-se uma data lembrada anualmente, como representativa da luta da população negra.

(Fonte: MEC. Capa: web).

 

Esta é uma luta de união, respeito e valorização da veracidade de um povo que batalhou e segue batalhando pelos seus direitos e espaços.

Deixe seu comentário