Comunidade

Marcos Vinícius Pedroso | 08/11/2023 14:53

08/11/2023 14:53

30362 visualizações

Dia do Radiologista: o fundamento e criação do raio-X

O cuidar e visualizar a saúde, no dia 08 de novembro, anualmente, é memorado o Dia do Radiologista. Sobre a valorização do segmento, a data serve para médicos radiologistas e técnicos da área. A radiologia nasceu em 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen, físico alemão, iniciou experimentos sobre a radiação no laboratório da Universidade de Wurzburg. […]

O cuidar e visualizar a saúde, no dia 08 de novembro, anualmente, é memorado o Dia do Radiologista. Sobre a valorização do segmento, a data serve para médicos radiologistas e técnicos da área.

A radiologia nasceu em 1895, quando Wilhelm Conrad Roentgen, físico alemão, iniciou experimentos sobre a radiação no laboratório da Universidade de Wurzburg.

Uma das maiores invenções da ciência, o raio-X surgiu como um instrumento médico que “fotografa os ossos”. Sendo que, em 1903, Wilhelm foi premiado com o Nobel de Física, justamente pela criação do aparelho.

Já, no Brasil, em 1986 foi realizado a primeira radiologia. Chegando nos anos 2000, um projeto de lei foi criado, pelo Deputado Federal Dr. Eleuses Paiva, dia 8 de novembro o Dia do Radiologista. Porém, apenas em 2015, com a assinatura da então Presidente da República, Dilma Rousseff, e Arthur Chioro, então Ministro da Saúde, que o projeto foi instituído.

Neste âmbito, a especialidade em radiologia utiliza de diferentes tipos de radiação, tendo fins diagnósticos e terapêuticos. E, além da área médica, o raio-X é empregado na odontologia, veterinária, metalúrgica, ambiental e esterilização.

(Fonte: MS. Foto/capa: web).

Deixe seu comentário