Neste dia, 04 de dezembro, é comemorado o dia do profissional que contribui no processo de investigação e, que utilizam técnicas para não deixar passar despercebidos os vestígios que podem se tornar provas cruciais nas respostas de um crime. A função de um perito criminal é localizar as provas técnicas e analisar os vestígios do ambiente […]
Neste dia, 04 de dezembro, é comemorado o dia do profissional que contribui no processo de investigação e, que utilizam técnicas para não deixar passar despercebidos os vestígios que podem se tornar provas cruciais nas respostas de um crime.
A função de um perito criminal é localizar as provas técnicas e analisar os vestígios do ambiente criminal, sempre atendendo a um acionamento da autoridade policial, judicial ou Ministério Público. Neste âmbito, o profissional se desloca até o local da ocorrência, que pode ser um homicídio, suicídio, latrocínio ou, ainda, exames de locais indiretos correlacionados.
✅Clique aqui para seguir a comunidade do Lance Faxinal no WhatsApp.
O perito, também, recolhe objetos, armas e instrumentos oriundos de locais onde é realizado o exame do corpo de delito. Efetua o levantamento de local com tomadas fotográficas e medidas, descrições, localização no espaço, constatação de fenômenos cadavéricos, presença ou não de lesões aparentes provocadas por armas e instrumentos diversos, busca de vestígios, indícios e evidências, porventura existentes no local que tenham relação com o delito. Após o exame, é efetuada a confecção do laudo pericial que oferece a materialização do crime.
Entre as demais funções de um perito, está a de químico-legal, que é responsável por coletar as amostras biológicas no local do crime e, até mesmo em vítimas, encontrando, por exemplo, manchas de sangue e de sêmen que comprovem a autoria de um crime de violência sexual.
O Perito criminal desvenda e esclarece os fatos, explanando resultados e respostas.
(Fonte: Polícia Científica de SC; capa: web).